CMVM
skip
Idioma
pageBackground
Publicações

Estatísticas sobre Reclamações dos Investidores - 1º semestre de 2022


capa relatorio reclamacoes 1s2022.PNG

A Lei-quadro das entidades administrativas independentes reguladoras e os Estatutos da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários preveem a divulgação de informação estatística periódica relativa a reclamações dos investidores.

Neste âmbito, a presente Informação apresenta estatísticas relativas às reclamações dos investidores rececionadas na CMVM no 1.º semestre de 2022 incluindo, entre outros dados, informação sobre as reclamações recebidas e concluídas, o tipo de conclusão e as entidades visadas.

O tratamento de reclamações dos investidores concretiza uma importante dimensão da ação da CMVM no domínio da proteção do investidor, desencadeando um processo de análise e de conciliação de interesses entre a entidade reclamada e o investidor. 

Através desta componente é possível identificar produtos, entidades, técnicas e estruturas de negociação, bem como tendências e eventuais comportamentos que possam representar risco e/ou ser desadequados para o investidor. Do lado da procura, o tratamento das reclamações permite também identificar fragilidades no que respeita ao processo de tomada de decisão de investimento. 

Os investidores poderão encontrar informação adicional sobre a natureza da intervenção da CMVM em sede de reclamações, bem como um conjunto de respostas a perguntas frequentes no site da CMVM.


Consulte em baixo o documento na íntegra