CMVM
skip
Idioma
pageBackground
Comunicados

CMVM divulga documento de consulta relativo ao “Guia de aplicação de Indicadores de Qualidade da Auditoria”


28 de outubro de 2019


A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) divulgou hoje um documento de consulta relativo ao “Guia de aplicação de Indicadores de Qualidade da Auditoria” (Guia).
A presente versão do Guia foi elaborada pela CMVM com base no contributo de um grupo de trabalho constituído em abril de 2019, tendo por objetivo a definição e seleção de indicadores e métricas de qualidade da auditoria adaptado às exigências do nosso mercado e tendo em consideração as melhores práticas nesta matéria a nível internacional.
 
Os Indicadores de Qualidade da Auditoria ou Audit Quality Indicators (AQI) correspondem a métricas de avaliação de alguns aspetos do processo de auditoria financeira, particularmente relevantes para promover a qualidade da auditoria. Um modelo de AQI não tem o propósito de ser uma fórmula direta e única para avaliar a qualidade da auditoria em particular ou aferir se o auditor cumpriu as suas obrigações, mas considera-se um instrumento útil que permite sistematizar informação sobre alguns dados do processo de auditoria.
 
O Guia recomenda a utilização de oito indicadores que permitem obter informação útil sobre vários fatores que contribuem para a qualidade da auditoria, numa perspetiva da firma de auditoria ou do projeto de auditoria:  
  • Constituição das equipas;
  • Responsabilidades sob gestão;
  • Experiência;
  • Formação;
  • Rotação dos colaboradores;
  • Horas por fases de auditoria;
  • Resultados dos controlos de qualidade; e
  • Funções de controlo de qualidade.
 
Cada um destes indicadores desdobra-se em métricas.
Com esta consulta pretende-se recolher contributos das partes interessadas que desejem participar (e.g. auditores, órgãos de fiscalização e acionistas), nomeadamente quanto ao conteúdo dos indicadores e métricas sugeridos.
 
O período de receção de contributos decorre até ao dia 15 de novembro de 2019, inclusive. Qualquer dúvida pode ser esclarecida mediante contacto telefónico com Leonor Nogueira (Departamento de Supervisão de Auditoria da CMVM).
 
Os comentários e sugestões, que desde já agradecemos, podem ser enviados por escrito para os seguintes endereços:
    • correio eletrónico: auditores@cmvm.pt; e/ou
    • por correio para a morada: Rua Laura Alves, 4, 1050-138 Lisboa.
Por razões de transparência, a CMVM propõe-se publicar os contributos recebidos. Caso o respondente se oponha à referida publicação deve comunicá-lo expressamente no contributo enviado.
 
O Guia pode ser consultado aqui.