CMVM celebra em outubro a Semana Mundial do Investidor

7 de setembro de 2022

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) organiza pelo sexto ano consecutivo a Semana Mundial do Investidor (World Investor Week) em Portugal, uma iniciativa global da IOSCO que visa promover a educação financeira e a proteção do investidor.

Tendo como slogan "Investir num futuro sustentável", a Semana Mundial do Investidor (SMI) decorre de 3 a 7 de outubro, estando previstas 23 iniciativas e também publicações da responsabilidade da CMVM e dos seus parceiros, onde se incluem podcasts, vídeos, brochuras informativas e campanhas digitais de promoção de educação financeira.

A resiliência financeira dos investidores e as finanças sustentáveis é o grande tema da edição deste ano.

O programa da semana tem início a 3 de outubro com o toque do sino pela Euronext para dar início à Semana Mundial do Investidor. Segue-se o webinar "A importância das finanças sustentáveis para o consumidor", no âmbito das finanças sustentáveis e do papel do investidor de retalho. Organizado pela DECO, em formato híbrido, destina-se a estudantes e ao público em geral. A DECO organiza ainda a iniciativa "Semana do Jovem Investidor – Poupar e investir? Sempre com rede!" (a primeira de quatro sessões), uma parceria com a rede nacional de escolas DECOJovem, destinada a estudantes.

A Associação Portuguesa de Bancos (APB) organiza o primeiro "Open Day na Banca: do tradicional ao virtual – que opções existem para quem quer começar a investir?" para jovens e estudantes, onde se explicará as várias soluções de investimento disponíveis para quem quer começar a aplicar o seu dinheiro de forma sustentável.

No mesmo dia, a Associação de Empresas Emitentes de Valores Cotados em Mercado (AEM) organiza a "Conferência sobre Situação Geopolítica e Transição Energética" para o público em geral.

Para encerrar o primeiro dia da SMI, a CMVM e a DGE juntam-se no "Webinar sobre sustentabilidade", destinado a professores.

A conferência anual da CMVM "A poupança no mercado de capitais: Investir num futuro sustentável" realiza-se dia 4 de outubro. O evento inicia-se com a intervenção do primeiro painel sobre a importância da poupança na perspetiva dos investidores e da economia. Posteriormente é anunciado o trabalho de natureza jurídica, vencedor da 22.ª edição do Prémio José Luís Sapateiro, que visa distinguir uma dissertação académica ou outro trabalho de investigação original. Ainda de manhã decorre o segundo painel, dedicado aos instrumentos de poupança para a reforma. A conferência encerra com o último painel, que incide sobre o mercado de capitais ao serviço do desenvolvimento sustentável no contexto europeu.

No dia 5 de outubro decorre o "Especial Podcast MoneyBar: o que fazer aos investimentos num cenário de incerteza?", no qual Bárbara Barroso irá ajudar a compreender quais as melhores práticas em termos de planeamento financeiro e gestão de investimentos. Este episódio tem o apoio da Associação Portuguesa de Fundos de Investimento e Fundos de Pensões (APFIPP) e da Euronext, e destina-se ao público em geral.

O quarto dia de evento começa com a sessão "Seguros Unit Linked e outros instrumentos de poupança no âmbito dos setores segurador e dos fundos de pensões", da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), para o público em geral.

O evento da CFA Society Portugal "Literacia Financeira para todos - Workshop sobre como começar a investir", destinado ao público em geral, tem lugar a 6 de outubro, e terá como temas a poupança, o investimento, os erros comportamentais e os produtos de Investimento. Por fim a Associação Portuguesa de Analistas Financeiros (APAF) termina o dia com o "Get together", um encontro presencial, que pretende reunir parceiros, convidados e participantes da SMI para discutir e trocar opiniões acerca dos temas desta edição.

No último dia de atividades, a Associação Portuguesa de Seguradores (APS) realiza o webinar "Contributo da atividade seguradora na transição para uma economia mais sustentável" para associados e público em geral, onde se irá debater em mesa-redonda as implicações práticas no âmbito do Investimento, Governance e Subscrição. Já a CFA Society Portugal organiza um evento sobre "Resiliência Financeira" com entrevistas a gestores de portfolios (mesa-redonda), com foco principal nas finanças comportamentais, para o público em geral.

No mesmo dia há o segundo "Open Day na Banca: que cuidados devo ter quando estou online?" da APB.  A CMVM encerra a semana e o programa de atividades da SMI com as "Conversas na CMVM", que promovem a discussão sobre finanças sustentáveis e são dedicadas ao público em geral.

A informação completa sobre o programa e as várias iniciativas previstas durante a Semana Mundial do Investidor podem ser consultadas no site dedicado ao evento.