CMVM
skip
Idioma
pageBackground
Comunicados

CMVM atualiza Guia de Aplicação de Indicadores de Qualidade da Auditoria


1 de setembro de 2022

A CMVM divulgou hoje a segunda atualização do "Guia de Aplicação de Indicadores de Qualidade da Auditoria".

A atualização incorpora um conjunto adicional de Indicadores de Qualidade da Auditoria (AQI) que complementam os restantes já apresentados no Guia, relacionados com a comunicação com os órgãos de administração e órgãos de fiscalização e entregáveis pela gestão, com a independência e, por fim, com as ações judiciais.

Esta versão do Guia teve como base, por um lado, o interesse por parte da CMVM de, no contexto da supervisão, aferir junto de alguns Órgãos de Fiscalização de Entidades de Interesse Público, o grau de relevância atribuído por aqueles órgãos a diversos AQI em termos da sua efetividade na promoção da melhoria da qualidade da auditoria em Portugal. Por outro lado, a atualização teve em consideração o mais recente levantamento, feito pela CMVM, dos indicadores comummente utilizados noutras jurisdições.

A identificação deste conjunto adicional de Indicadores de Qualidade da Auditoria tem como objetivo aproximar as expectativas entre os principais intervenientes e permitir aos auditores, desde já, perspetivar o processamento de informação sistematizada e comparável, para corresponder às necessidades dos órgãos de fiscalização.

A segunda atualização do Guia está inserida na estratégia da CMVM para 2022|2024, que visa reforçar a análise da qualidade dos serviços de auditoria e a supervisão dos auditores, bem como do desempenho dos órgãos de fiscalização das entidades de interesse público. 

Informação adicional: