CMVM
skip
Idioma
pageBackground
Comunicados

CMVM lança consulta pública sobre Inteligência Artificial (IA)


​7 de junho de 2022

Entre os desenvolvimentos tecnológicos com maior potencial de disrupção para a organização e o funcionamento do mercado de capitais destaca-se a Inteligência Artificial (IA).

A CMVM publica hoje um documento de reflexão e consulta sobre os potencias impactos e aplicações de IA no mercado de capitais. Em concreto, esta iniciativa tem como objetivos:

  • aprofundar o conhecimento da realidade do mercado português, procurando identificar as ferramentas de IA que estejam ou que possam vir a ser utilizadas nas várias áreas sob a supervisão da CMVM;
  • fomentar a utilização responsável de IA no mercado de capitais português, melhorando os serviços e instrumentos ao dispor dos investidores e promovendo   ganhos de eficiência e novos modelos de negócio;
  • refletir sobre os principais desenvolvimentos nesta matéria ao nível nacional e internacional com potencial impacto nos investidores e nas entidades sob a supervisão da CMVM.

A utilização de ferramentas de IA pode fomentar a oferta de novos produtos e serviços, mais personalizados, acessíveis e a um preço mais competitivo, contribuindo de forma relevante para um maior acesso ao mercado de capitais em benefício das famílias e das empresas. Deste modo, importa promover um quadro jurídico e regulatório apropriado e claro que incentive o seu desenvolvimento e que assegure, ao mesmo tempo, elevados padrões de proteção dos investidores bem como a estabilidade e integridade dos mercados.

O documento de reflexão destina-se a todas a partes interessadas do mercado de capitais potencialmente impactadas pela utilização de ferramentas de IA. Os interessados são convidados a remeter os seus contributos à CMVM, até ao dia 31 de julho de 2022, através do formulário disponível aqui.

Esta iniciativa insere-se no âmbito do CMVM inov, o polo de inovação criado para  incentivar novos projetos e ideias que contribuam para um maior dinamismo no mercado de capitais e que pretende ser também um espaço dedicado à partilha de conhecimento através do desenvolvimento de iniciativas e publicações sobre inovação financeira.

No seu Plano Estratégico para o triénio 2022-2024, a CMVM definiu como uma das suas linhas de atuação prioritárias a adoção de uma atitude positiva face à inovação financeira e a transição para uma economia mais sustentável.


Informações adicionais: