CMVM
skip
Idioma
pageBackground
Comunicados

Supervisores financeiros comemoram Semana da Formação Financeira 2021


​21 de outubro de 2021

O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF) promove entre 25 e 29 de outubro a Semana da Formação Financeira 2021, com o lema "10 anos em que Todos Contam!", assinalando uma década de atividade do Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF).

Ao longo de uma semana, os supervisores financeiros – Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) –, em conjunto com 15 parceiros do PNFF, promoverão cerca de 40 iniciativas dirigidas a vários públicos, incluindo jovens, seniores, gestores de micro, pequenas e médias empresas, futebolistas, trabalhadores, investidores, desempregados e professores.

Entre os parceiros do Plano, destacam-se o Ministério da Educação, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, o IAPMEI e o Turismo de Portugal, o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), a Secretaria-Geral do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, e o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol.

Em paralelo, mais de 25 escolas de todo o país desenvolverão atividades de sensibilização sobre temas financeiros, destinadas aos estudantes dos vários ciclos de ensino, como a realização de inquéritos e entrevistas, produção de vídeos, elaboração de orçamento familiar, concursos, construção de mealheiros e debates.

As iniciativas têm ainda como destinatários os 86 municípios da Região Norte e contam também com a participação dos Serviços Regionais de Formação Profissional de nove cidades, de norte a sul do país.

A Semana da Formação Financeira 2021 arranca no dia 25 de outubro, às 10 horas, com a sessão solene a realizar na Escola Secundária Jorge Peixinho, no Montijo, que contará com a participação do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, do Presidente do CNSF e Governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, do Vice-Governador do Banco de Portugal, Luís Máximo dos Santos, da Presidente da ASF, Margarida Corrêa de Aguiar, do Administrador da CMVM, Rui Pinto, da Presidente do Júri do Concurso Todos Contam, Isabel Alçada, do Diretor-Geral da Educação, José Vítor Pedroso, e da Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares, Manuela Silva, bem como do Presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta, e da diretora desta escola, Maria João Serra.

Durante a sessão, que o público e os jornalistas poderão acompanhar através da transmissão em tempo real, serão anunciadas as escolas premiadas na 10.ª edição do Concurso Todos Contam e o(a) vencedor(a) do "Prémio Professor(a)" de 2021.

Será também apresentado o Caderno de Educação Financeira 4, destinado ao ensino secundário. Com este novo caderno, o Plano passa a disponibilizar manuais didático-pedagógicos para todos os ciclos do ensino básico e secundário.

Durante a cerimónia será ainda assinado um protocolo de cooperação entre o CNSF e o Ministério da Educação, sublinhando assim a importância da parceria existente entre os supervisores financeiros e este Ministério, no âmbito da promoção da educação financeira em contexto educativo e formativo.

Ao longo dos 10 anos de existência do Plano, o Ministério da Educação tem sido um parceiro estratégico no desenvolvimento da literacia financeira em Portugal, salientando-se, entre outros projetos, o programa de formação de professores, a produção de materiais didáticos e ainda a introdução da Educação Financeira nos currículos dos ensinos básico e secundário.

O Programa completo com as iniciativas da Semana da Formação Financeira 2021, em permanente atualização, pode ser consultado neste link.