CMVM celebra em outubro a Semana Mundial do Investidor

14 de setembro de 2021

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) organiza, entre os dias 6 e 12 de outubro, a quinta edição da Semana Mundial do Investidor (World Investor Week) em Portugal, que contará novamente com o alto patrocínio de Sua Excelência o Senhor Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Este ano, a iniciativa, criada pela IOSCO para promover a educação financeira e a proteção do investidor, focar-se-á em temas que visam, por um lado, ajudar os investidores a enfrentarem a incerteza decorrente da crise pandémica e, por outro, a refletir sobre o contributo que o mercado de capitais pode oferecer à economia.

Tendo como slogan "A informação é o seu ativo mais valioso", a Semana Mundial do Investidor 2021 conta com quase duas dezenas de iniciativas e um conjunto de ações complementares lideradas pela CMVM e pelos seus parceiros fomentando debates e o conhecimento sobre temas importantes da proteção do investidor. Tal permitirá abranger vários públicos, tais como estudantes, professores, seniores, clientes bancários, investidores e público em geral.

O programa da semana tem início a 6 de outubro com a conferência/webinar “Riscos e oportunidades de um mercado de capitais digital”, que abordará a nova realidade do investimento, nomeadamente os modelos de negócio assentes em comissões nulas e a gamificação, a relação dos jovens com o dinheiro e a poupança e o investimento na era das redes sociais. Organizado pela CMVM num formato híbrido, destina-se a jovens investidores e ao público em geral.

No mesmo dia, a Associação Portuguesa de Seguradores (APS) abordará “O papel da digitalização no fomento da poupança para a reforma”, visando aprofundar o conhecimento sobre o potencial da digitalização no acompanhamento das pensões de reforma, as suas vantagens e desafios, e a CFA Society Portugal organizará uma conferência sobre literacia financeira, composta por cinco módulos entre os quais “Porquê investir?” e os “Erros comportamentais”, para universitários e público em geral

A 7 de outubro, o dia começa com um webinar da DECO sobre “O papel da informação na proteção do investidor”, destinado ao público em geral, e com uma atividade da CFA Society Portugal para os investidores de retalho, que consiste num desafio cujo objetivo é impulsionar a literacia financeira. A Euronext e a Associação Portuguesa de Fundos de Investimento e Fundos de Pensões (APFIPP) juntam-se na iniciativa “Invest Talks”, que terá como tema os “Comportamentos e segurança nos investimentos”, em concreto o mercado de capitais, digitalização, cibersegurança, que tem como principais públicos os investidores particulares e estudantes universitários.

O dia 8 de outubro começa com o webinar/conferência do Banco de Portugal “A minha relação com o dinheiro digital”, destinada a jovens investidores e público em geral, e o webinar “Investment Book Club”, da CFA Society Portugal, que inclui a apresentação de um livro sobre análise fundamental de investimentos.

O primeiro “Open Day na Banca” da Associação Portuguesa de Bancos (APB) acontece na segunda-feira, dia 11 de outubro, e será sobre “Como aceder ao banco online?”, tendo como destinatários o público sénior. No mesmo dia há “Conversas na CMVM”, para jovens investidores e público em geral, durante as quais serão apresentados os resultados de um estudo sobre literacia financeira. Segue-se uma ação de sensibilização sobre a importância das redes sociais nas decisões de poupança e de investimento dos jovens e criptomoedas, organizada por CMVM e Direção-Geral de Educação. As atividades terminam com o webinar da Associação Portuguesa de Analistas Financeiros (APAF) para o público em geral sobre “A importância da sustentabilidade para a dinamização do mercado de capitais”.

No último dia de atividades, os três supervisores financeiros – CMVM, Banco de Portugal e Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) realizam, no âmbito do PNFF/Todos Contam, um workshop-debate sobre os canais digitais e a sua importância como fonte de informação nas decisões de poupança e investimento, e a gamificação, cujo público-alvo são alunos e professores do INETE - Instituto de Educação Técnica.  A APB organiza o segundo “Open Day na Banca”, para o público sénior, sobre quais as operações que podem ser realizadas no banco online e a ASF realiza uma sessão em formato híbrido, para o público em geral, sobre o Produto Individual de Reforma Pan Europeu (PEPP). Também para o público em geral são o workshop da CMVM sobre “Risco de fraudes digitais e como os cidadãos se podem proteger” e a segunda “Invest Talks”, da Euronext/APFIPP, desta vez sobre os fatores e comportamentos que influenciam na hora de (des)investir. O webinar da Associação de Empresas Emitentes de Valores Cotados em Mercado (AEM) sobre “Ética, comportamentos e informação”, que encerra o programa de atividades de dia 12 de outubro e da SMI.

A informação completa sobre o programa e as várias iniciativas (de participação gratuita) previstas durante a Semana Mundial do Investidor podem ser consultadas no site dedicado ao evento.