CMVM
skip
Idioma
pageBackground
Comunicados

Futuro dos mercados de capitais globais em debate na conferência anual da CMVM


9 de setembro de 2021

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) realiza nos dias 4 e 5 de novembro a sua conferência anual, que este ano contará com oradores nacionais e internacionais para analisar o futuro dos mercados de capitais globais, num contexto de pós-pandemia e num momento crítico para a economia mundial.

Integrada nas comemorações dos 30 anos da CMVM, a conferência decorre por ocasião da 46ª Reunião Anual da IOSCO (International Organization of Securities Commissions) num formato híbrido, permitindo assim a participação presencial ou à distância. É dessa forma que a conferência, sob o tema “Mercados de capitais globais: compreender o futuro” juntará profissionais, decisores políticos, académicos, investidores e think tanks a nível mundial para debater os principais desafios regulatórios, prioridades e oportunidades para que o setor financeiro reforce o seu contributo para o crescimento global e sustentável.

Sua Excelência o Senhor Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e Ashley Alder, Presidente da IOSCO, farão a sessão de boas-vindas e Mairead McGuinness, Comissária Europeia dos Serviços Financeiros, Estabilidade Financeira e União dos Mercados de Capitais, dará início ao painel “Como podem o sector financeiro e os decisores contribuir em benefício da sociedade”. O painel “A estabilidade financeira vista sob o prisma dos mercados financeiros” contará com uma conversa informal entre Randy Quarles, Presidente do Financial Stability Board e o Presidente da IOSCO.

No primeiro dia da conferência estarão em debate o desempenho e as perspetivas para os mercados globais bem como o papel do capitalismo num contexto de mudança. No dia seguinte, as sessões serão dedicadas a temas como os desafios da regulação dos mercados de capitais globais e digitalizados e os contributos do setor financeiro para a sociedade. Realizam-se ainda três sessões onde serão discutidos os melhores artigos sobre sustentabilidade, digitalização e desenvolvimento dos mercados na União Europeia e no mundo, escolhidos entre os candidatos que responderam às três call for papers, promovidas especificamente para a conferência e conduzidas por Bruegel, CIRSF e CEPS-ECMI.

A participação – presencial ou virtual - está sujeita a registo prévio, através do formulário que está disponível no site da conferência.

O programa pode ser consultado na página dedicada ao evento.