CMVM
skip
Idioma
pageBackground
Comunicados

CMVM assinala aniversário com debate sobre futuro do mercado e livro dedicado ao Código dos Valores Mobiliários


​6 de maio de 2021

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) assinala a 11 de maio o primeiro dia de uma nova década de existência, com a realização de um seminário sobre os seus 30 anos, que junta decisores políticos, especialistas e responsáveis pelo mercado de capitais nacional numa reflexão sobre o futuro do mercado e da sua regulação.

É este o tema central do painel que juntará Gabriela Figueiredo Dias, presidente da CMVM, Arlindo Oliveira, professor do Instituto Superior Técnico e presidente do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Filipe Santos, professor de empreendedorismo social e diretor da Católica-Lisbon, e João Nuno Mendes, secretário de Estado das Finanças.

A abertura da sessão será feita por Pedro Siza Vieira, Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital. Será depois apresentado o número especial dos Cadernos do Mercado de Valores Mobiliários em celebração dos 20 anos do Código dos Valores Mobiliários, num momento em que a sua revisão se encontra a decorrer. Para esta obra, apresentada por José Miguel Almeida, administrador da CMVM, contribuíram mais de quatro dezenas de peritos que analisam, sob múltiplas perspetivas, o caminho já percorrido pelo mercado nacional no financiamento da economia, assim como os novos desafios que enfrenta e oportunidades, como a inovação, a agenda da sustentabilidade e a proteção do investidor.

A terminar a sessão, pelas 12h30, Rui Pinto, administrador da CMVM, anunciará o vencedor da segunda edição do Concurso de Inovação Financeira. Criado em outubro de 2017, este concurso decorre a cada dois anos e tem por objetivo distinguir o melhor trabalho sobre inovação financeira.

Este é o segundo evento do programa de comemorações dos 30 anos da CMVM, que decorrerá ao longo das próximas semanas e contribuirá para assinalar alguns dos marcos no desenvolvimento da CMVM nas últimas três décadas; começando pela consolidação institucional nos anos 1990, seguindo-se o reforço do enquadramento regulatório e informação e apoio ao investidor nos primeiros 10 anos deste século e, nos últimos 10, a resposta a crises e os contributos para a simplificação, a inovação financeira e a união dos mercados de capitais a nível europeu.

  • Para se registar no seminário "30 anos da CMVM: O futuro do mercado de capitais e a sua regulação" aceda a este link
  • Para mais informação sobre os eventos dos 30 anos aceda a este link