CMVM
skip
Idioma
pageBackground
Comunicados

Seminário internacional de auditoria debate grandes casos que marcaram o setor


​26 de abril 2021

A CMVM organiza dia 29 de abril, em parceria com o CIRSF - Centro de Investigação sobre Regulação e Supervisão do Sector Financeiro -, o seminário internacional “Supervisão de auditores numa encruzilhada: lições aprendidas com casos históricos e o futuro”, que junta especialistas, decisores, reguladores e representantes da indústria nacionais e internacionais, num debate sobre os desafios e as perspetivas para o setor.

O seminário está dividido em duas sessões, a primeira sobre “Supervisão pública de auditores na União Europeia”, restrita a participantes convidados, e a segunda, aberta à participação do público mediante registo prévio, onde serão abordados os casos que moldaram a área da auditoria na última década como Wirecard, Danske Bank, entre outros.

Nesta sessão, sobre “Supervisão de auditores: lições aprendidas com casos históricos”, que tem início às 16 horas, o foco estará na análise do papel da auditoria e da sua relação com o governo das sociedades, da sua regulação na Europa e nos Estados Unidos, assim como os riscos de concentração neste setor.

A presidente da CMVM, Gabriela Figueiredo Dias, dará as boas-vindas e Nicolas Véron, investigador principal do Bruegel e do Peterson Institute for International Economics, fará a intervenção inicial. Segue-se um painel de debate no qual participam Hanno Merkt, professor e diretor do Instituto de Direito Comparado e Internacional Privado na Universidade de Friburgo, Katja Langenbucher, professora na Goethe-University's House of Finance e professora auxiliar no Instituto de Estudos Políticos SciencesPo, Sebastian Mock, professor na Universidade de Economia e Negócios de Viena, Giancarlo Spagnolo, professor na Universidade de Roma “Tor Vergata” e Alain Deckers, Chefe da Unidade de Corporate Reporting, Audit and Credit Rating Agencies, da Comissão Europeia. Luís Morais, presidente da direção do CIRSF, moderará o debate.

O encerramento dos trabalhos da sessão será feito por Thorsten Beck, diretor da Florence School of Banking and Finance, que dá apoio científico ao seminário.

Este evento marca o início do programa de comemorações dos 30 anos da CMVM, que decorrerá ao longo das próximas semanas e que contribuirá para assinalar alguns dos marcos no que foi o desenvolvimento da CMVM nas últimas três décadas; começando pela consolidação institucional nos anos 1990, seguindo-se o reforço do enquadramento regulatório e informação e apoio ao investidor nos primeiros 10 anos deste século e, nos últimos 10, a resposta a crises e os contributos para a simplificação, a inovação financeira e a união dos mercados de capitais a nível europeu.

  • Para se registar na Sessão II do seminário internacional sobre auditoria aceda a este link
  • Para mais informação sobre os eventos dos 30 anos aceda a este link