CMVM
skip
Idioma
pageBackground
Comunicados

CMVM comemora 30 anos com programa de iniciativas


​21 de abril de 2021

Para celebrar os 30 anos e comemorar três décadas de compromisso com a missão de supervisionar e regular os mercados financeiros e proteger os investidores, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) preparou um programa de iniciativas que decorrerá ao longo das próximas semanas.

Este conjunto de atividades contribuirá para assinalar alguns dos marcos no que foi o desenvolvimento da CMVM nas últimas três décadas; começando pela consolidação institucional nos anos 1990, seguindo-se o reforço do enquadramento regulatório e informação e apoio ao investidor nos primeiros 10 anos deste século e, nos últimos 10, a resposta a crises e os contributos para a simplificação, a inovação financeira e a união dos mercados de capitais a nível europeu.

“Chegados a 2021, olhamos para o futuro com otimismo informado quanto à possibilidade de, em conjunto com todos os agentes do mercado, construirmos um mercado de capitais mais eficiente, mais sustentável e crescentemente ao serviço dos cidadãos e das empresas”, refere a presidente da CMVM, Gabriela Figueiredo Dias.

O programa de comemorações dos 30 anos tem início a 29 de abril, com a realização de um seminário internacional sobre auditoria. Organizado em parceria com o CIRSF - Centro de Investigação sobre Regulação e Supervisão do Sector Financeiro -, este evento juntará especialistas nacionais e internacionais, decisores, reguladores e representantes da indústria para falar sobre “Supervisão de auditores numa encruzilhada: lições aprendidas com casos históricos e o futuro”.

A 11 de maio, e para assinalar o dia em que começa a quarta década da CMVM, realiza-se o seminário “30 anos da CMVM: o futuro do mercado de capitais e a sua regulação”, onde será lançado um número especial dos Cadernos do Mercado de Valores Mobiliários dedicado aos 20 anos do Código dos Valores Mobiliários. No evento haverá também um debate sobre o futuro do mercado de capitais e da sua regulação e será anunciado o vencedor do prémio do Concurso de Inovação Financeira CMVM de 2020.

Haverá ainda no dia 25 de maio um debate que abordará a “Literacia sobre mercados de capitais em Portugal: diagnósticos e desafios”. Nesta sessão serão apresentados os resultados de um dos mais completos inquéritos realizados à literacia específica sobre o mercado de capitais realizado para o nosso país, uma iniciativa da CMVM com o apoio da Comissão Europeia, que culminará na elaboração de um programa de literacia ao nível nacional focado no mercado de capitais.

Para mais informação sobre o programa e registo nos eventos visite a página dedicada às iniciativas de celebração dos 30 anos da CMVM.