CMVM
skip
Idioma
pageBackground
Comunicados

Reguladores financeiros lançam 3ª. edição do Portugal FinLab


11 de dezembro de 2020

Inovadores do setor financeiro podem candidatar-se, a partir de hoje, à 3.ª edição do Portugal FinLab, um canal privilegiado de comunicação com os reguladores do setor financeiro.

Estão abertas as candidaturas à 3.ª edição do Portugal FinLab, uma iniciativa que visa aproximar os inovadores do setor financeiro – start-ups ou instituições incumbentes – das autoridades reguladoras portuguesas.

O lançamento da 3.ª edição do Portugal FinLab foi formalizado hoje no webinar Closing the 2nd Edition and launching the 3rd, que contou com presença de representantes das três entidades reguladoras do setor financeiro – Hélder Rosalino, administrador do Banco de Portugal, José Miguel Almeida, administrador da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, e Manuel Caldeira Cabral, administrador da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões.

À semelhança das duas edições anteriores, a 3.ª edição do Portugal FinLab decorrerá em duas fases:

  • As candidaturas à primeira fase estão abertas entre 11 de dezembro de 2020 e 29 de janeiro de 2021. A avaliação e a seleção para pitch day ocorrerão até 22 de fevereiro de 2021, data após a qual os candidatos serão informados sobre se a candidatura apresentada foi selecionada.

  • As candidaturas à segunda fase poderão ser apresentadas entre 17 de maio e 25 de junho de 2021. A avaliação e a seleção para pitch day ocorrerão até 18 de julho de 2021.

Os projetos selecionados após o pitch day serão analisados pelas autoridades reguladoras, que identificarão os principais requisitos regulatórios aplicáveis e os eventuais obstáculos à sua implementação.

Para mais informações sobre o Portugal FinLab e o processo de candidatura, visite o site oficial da iniciativa, em www.portugalfinlab.org.

Relatório da 2.ª edição foi divulgado hoje

No webinar, os reguladores financeiros também deram a conhecer os principais resultados da 2.ª edição do Portugal FinLab e discutiram com participantes a sua experiência nesta iniciativa. O relatório de balanço da 2ª edição foi hoje publicado no site do Portugal FinLab.

A 2.ª edição do Portugal FinLab contou com 32 candidaturas, 8 das quais de entidades estrangeiras. Entre os 10 projetos selecionados para análise, os setores de atividade mais representados foram os de mercado de capitais, pagamentos e RegTech. Sete projetos beneficiaram da análise de mais do que um regulador financeiro.