CMVM e parceiros reforçam literacia dos investidores com novos conteúdos durante a Semana Mundial do Investidor

​06 de outubro de 2020

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Associação de Empresas Emitentes de Valores Cotados em Mercado (AEM) e a Euronext reforçam a oferta de conteúdos destinados aos investidores durante a Semana Mundial do Investidor (SMI 2020), que decorre até 11 de outubro.

Num período de maior recolhimento das famílias devido à pandemia de covid-19, o risco de fraude por via digital tem tendência a aumentar. Para que os investidores reconheçam os sinais e saibam como proceder caso suspeitem que estão na presença de uma fraude através da internet, a CMVM lançou hoje uma nova brochura e um vídeo onde alerta os investidores sobre a fraude digital.

A CMVM reformulou também a Área do Investidor do site, com o objetivo de simplificar o acesso dos investidores à informação de que necessitam na sua relação com a CMVM, nomeadamente no acesso aos formulários destinados à emissão de certidões de valores mobiliários, a pedidos de informação, a dicas e literacia, reforçando também a informação prestada quanto à prevenção da fraude e facilitando a consulta da lista de entidades autorizadas e de entidades não autorizadas para a prestação de intermediação financeira e outros serviços financeiros em Portugal, que estejam na esfera de competência de supervisão da CMVM.

A Euronext Lisbon disponibilizará uma publicação que visa promover a literacia financeira, explicando o funcionamento de uma bolsa de valores, enquadrando a sua evolução ao longo dos anos e fazendo referência a ciclos históricos. “Bolsa: o que significa o sobe e desce?” é o tema da brochura, destinada nomeadamente a investidores particulares e universitários.

A Associação de Empresas Emitentes de Valores Cotados em Mercado (AEM) vai disponibilizar ao público em geral duas publicações regulares habitualmente destinadas em exclusivos aos seus associados: o Regulatory Update, com periodicidade mensal, que visa facilitar o acompanhamento da atividade legislativa e regulatória com maior impacto para as empresas cotadas, cuja edição a divulgar este mês é alusiva à SMI 2020; e a Sustainable Knowledge, publicação bimensal através da qual é partilhado conhecimento sobre financiamento sustentável, informação não financeira e sustentabilidade, assim como a evolução mais significativa sobre fatores ambientais, sociais e de governança.

A Semana Mundial do Investidor decorre de 5 a 11 de outubro e contempla a realização de 13 iniciativas, em formato predominantemente digital. A CMVM associa-se pelo quarto ano a esta iniciativa global (World Investor Week) lançada pela IOSCO em 2017, e que conta com a adesão decerca de 100 jurisdições. O programa completo e as atividades podem ser consultados no site dedicado ao evento e no Facebook da Semana Mundial do Investidor.

São parceiros da CMVM nesta iniciativa a Associação de Empresas Emitentes de Valores Cotados em Mercado (AEM), a Associação Portuguesa de Analistas Financeiros (APAF), a Associação Portuguesa de Bancos (APB), a Associação Portuguesa de Fundos de Investimento e Fundos de Pensões (APFIPP), a Associação Portuguesa de Seguradores (APS), a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), o Banco de Portugal e a Euronext Lisbon.