Conferência anual da CMVM debate “Investir na retoma: o papel do mercado de capitais” a 8 de outubro

22 de setembro de 2020

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) realiza no próximo dia 8 de outubro a conferência anual dedicada ao tema "Investir na retoma: o papel do mercado de capitais", contribuindo para a reflexão sobre as melhores estratégias e políticas públicas que potenciem o mercado de capitais enquanto veículo para a recuperação económica, num período particularmente desafiante no contexto da crise gerada pela pandemia por covid-19.

A conferência que se realiza no Museu do Oriente em Lisboa e pode ser assistida online via streaming, será presidida por Gabriela Figueiredo Dias, presidente da CMVM, e conta a participação de Pedro Siza Vieira, Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, de João Nuno Mendes, Secretário de Estado das Finanças, e com um reputado painel de oradores, nacionais e internacionais, representantes de entidades reguladoras, de associações representativas do setor financeiro e dos investidores, agências de rating, da indústria financeira e académicos.

Entre os oradores convidados contam-se ainda, nomeadamente, Fernando Alexandre (professor associado com Agregação da Universidade do Minho), Josina Kamerling (diretora de regulação para a região EMEA, no CFA Institute), Pedro Matos (diretor académico do Richard A. Mayo Center for Asset Management, Universidade da Virgínia), Ricardo Paes Mamede (professor associado e subdiretor do Departamento de Economia Política do ISCTE), Robert Ophèle (presidente da AMF), Stéphane Boujnah (CEO e presidente do Conselho de Administração da Euronext), Steven Maijoor (presidente da ESMA), Tanguy van de Werve (diretor-geral da EFAMA) e Ugo Bassi (diretor de mercados financeiros na FISMA - CE), que irão abordar questões como o financiamento da economia portuguesa, os desafios que se colocam aos investidores a à indústria de fundos de investimento na Europa, a estabilidade financeira vista pela perspetiva do setor financeiro não bancário e os planos da Comissão Europeia para a União do Mercado de Capitais.

Ao longo do dia serão também debatidos, em mesa redonda, temas como a "Proteção do investidor e o valor da confiança", as "Tendências de investimento sustentável e de responsabilidade empresarial", a "Estabilidade financeira e os mercados de capitais" e "O financiamento da retoma".

O programa completo e o formulário de registo para a participação na conferência anual poderão consultados na página dedicada ao evento.

A conferência anual da CMVM enquadra-se este ano na Semana Mundial do Investidor, uma iniciativa global da IOSCO a que Portugal se associa pelo quarto ano consecutivo e que na presente edição conta com o alto patrocínio de Sua Excelência o Senhor Presidente da República. Consulte todas as iniciativas que terão lugar de 5 a 11 de outubro.