CMVM
skip
Idioma
pageBackground
Comunicados

CMVM reforça apoio aos investidores com novas brochuras sobre produtos financeiros


 

10 de julho de 2020

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) disponibiliza quatro novas brochuras sobre produtos financeiros desenvolvidas para apoiar os investidores não profissionais, nomeadamente a conhecerem as características, principais riscos e benefícios, e quais os encargos associados e cuidados a terem nas escolhas de poupança. A promoção da literacia financeira insere-se na missão da CMVM de proteção do investidor.

As novas brochuras incidem sobre:

Com as novas publicações eleva-se para dez as brochuras desenvolvidas nos últimos oito meses com uma linguagem acessível para apoiar investidores e os cidadãos em geral na sua relação com os mercados e a CMVM. O objetivo é contribuir para melhorar os conhecimentos sobre boas práticas de investimento e os mecanismos que existem para a sua proteção.

Como se dá conta no vídeo de apresentação, entre os temas considerados na coleção de brochuras a CMVM oferece aos investidores conselhos a seguir antes de investir, explica alguns cuidados a ter para que façam investimentos à medida das suas necessidades e perfil de risco, caracteriza o Sistema de Indemnização aos Investidores, e apresenta conceitos básicos de Fintech, a missão da CMVM e as oportunidades de estágio dos mais jovens na CMVM.

A publicação das presentes brochuras insere-se nas prioridades de atuação da CMVM definidas para 2020, no âmbito da melhoria do serviço público prestado aos investidores e ao mercado e que saíram reforçadas no contexto da presente pandemia. O contexto adverso, a incerteza e a volatilidade acrescida provocada pela Covid-19, justificam intensificação da informação prestada aos investidores.

Pode consultar toda a informação de apoio aos investidores na nossa página de internet e seguir-nos no LinkedIn e no Twitter.