CMVM
skip
Idioma
pageBackground
Comunicados

IOSCO publica guia para programa de educação financeira


​30 de setembro de 2019

A IOSCO marcou o início da Semana Mundial do Investidor com a publicação de um guia para a preparação de iniciativas de promoção de literacia financeira, o qual pode ser consultado em versão inglesa na página da IOSCO. 

O documento visa "apoiar os membros da IOSCO, os fornecedores de formação e educação financeira e outras partes interessadas nos seus esforços para desenvolverem e implementarem iniciativas de educação financeira" lê-se no documento, que detalha as competências necessárias para a capacitação do investidor e possíveis estratégias de avaliação. 

O guia abrange sete grandes áreas de conteúdo para desenvolver com investidores não profissionais: 

1. Princípios e conceitos básicos de investimento;

2. Características dos produtos de investimento: como estrutura, taxas de juro e riscos potenciais dos vários produtos de investimento;

3. Processo de comercialização de produtos de investimento: as competências aplicáveis durante o processo de seleção de produtos de investimento, prestadores de serviços financeiros e plataformas para compra e venda de produtos de investimento.

4. Detenção de investimentos: as competências aplicáveis à monitorização e gestão de investimentos.

5. Direitos e responsabilidades do investidor: direitos e responsabilidades do investidor e medidas de proteção ao investidor, como os procedimentos de reclamação e reparação.

6. Vieses comportamentais relacionados com o investimento: os vieses emocionais ou cognitivos que podem afetar os investidores ao tomar decisões de investimento.

7. Fraudes e fraudes de investimento: os recursos comuns de fraudes de investimento e a capacidade de evitar ser vítima de fraudes e fraudes.
 

Por sua vez, as competências essenciais para cada área acima listada são detalhadas organizadas nas seguintes dimensões:

  • Consciência e conhecimento: informações adquiridas pelo investidor, como comissões, características e riscos de produtos de investimento comuns.

  • Capacidades e comportamentos:  capacidade de agir de maneira a obter resultados positivos, usando os comportamentos que provavelmente levam ao bem-estar financeiro, por exemplo, avaliando o retorno real dos investimentos antes de selecionar um produto de investimento.

  • Atitudes, confiança e motivações: os mecanismos psicológicos internos que podem dificultar / apoiar a tomada de decisão informada e o bem-estar financeiro, por exemplo a crença dos investidores de retalho de que o desempenho passado de um investimento é uma indicação de retornos futuros.

 

Informação Adicional: