Atividades da Semana Mundial do Investidor têm início hoje

30 de setembro de 2019

A Semana Mundial do Investidor, iniciativa global promovida pela IOSCO tem início hoje, dia 30 de setembro e prolonga-se até ao dia 6 de outubro. Entre as iniciativas agendadas destacam-se a conferência sobre os desafios e impactos da digitalização financeira para os investidores (quinta-feira, dia 3, pelas 9 horas), as Conversas na CMVM dedicadas à inteligência artificial (segunda-feira, dia 30, pelas 18h), um dia de conversas com investidores de todo o país em agências bancárias (quarta-feira, dia 2) e o lançamento de novas brochuras para o investidor.

Hoje, primeiro dia de atividades, realiza-se a segunda edição das Conversas na CMVM, em que se debaterá "A inteligência artificial como caminho para o bem-estar financeiro". A sessão tem início pelas 18 horas e a intervenção inicial será feita por Arlindo Oliveira, presidente do Instituto Superior Técnico (IST).

O início desta semana é ainda marcado pelo lançamento de cinco novas brochuras da CMVM destinadas ao investidor, sobretudo não profissional: "Conheça a CMVM", "Dicas CMVM ao investidor", "Faça investimentos à sua medida", "A CMVM e a Fintech" e "Conheça o Sistema de Indemnização aos Investidores", procuram contribuir para um melhor conhecimento do que são cuidados e boas práticas de investimento e dos mecanismo que protegem o investidor.

Terça-feira, dia 1, é totalmente dedicada a estudantes. A escola secundária da Maia recebe a Semana Mundial do Investidor num programa desenvolvido pela CMVM em colaboração com a APFIPP, a Euronext e a direção da escola para cerca de 300 alunos. E no ISEG realiza-se um laboratório de economia experimental que explorará as opções de investimento da geração Z (nascidos entre meados da década de 1990 e a viragem para o século XXI).

Dia 2 de outubro, quarta-feira, realiza-se o Open Day na Banca "Venha conversar com a CMVM sobre boas práticas de investimento", uma iniciativa realizada em parceria com a Associação Portuguesa de Bancos.  As sessões terão lugar em agências de oito bancos nacionais, localizadas nas cidades de Braga, Coimbra, Fátima, Lisboa, Porto, Santarém e Viseu.

Na conferência, que se realiza na quinta-feira, dia 3, no ISEG, estarão em debate os desafios da digitalização no mercado de serviços financeiros e na proteção dos investidores. (link para registo disponível aqui) Durante a sessão, que tem início pelas 9h e decorrerá às 13h, será também entregue o prémio da primeira edição do Concurso de Inovação Financeira, cujo vencedor será divulgado quarta-feira, dia 2. À tarde, ainda no dia 3, a CMVM assina um protocolo com várias universidades portuguesas que visa fomentar a investigação sobre as opções dos investidores portugueses.

O programa da Semana Mundial do Investidor encerra com uma sessão de sensibilização para um público sénior, dia 4 de outubro, sexta-feira, na Residência Nossa Senhora da Esperança, em Almada. Com início marcado para as 10h30 abordará princípios básicos de investimento responsável.

A CMVM associa-se pelo terceiro ano à iniciativa global World Investor Week, lançada pela IOSCO em 2017, e que conta com a adesão de mais de 80 jurisdições, e o apoio de organizações internacionais como a OCDE e o Banco Mundial. O programa completo pode ser consultado nas áreas dedicadas ao evento no site da CMVM e no Facebook.

Este ano são novamente parceiros da CMVM, a AEM - Associação de Empresas Emitentes de Valores Cotados em Mercado, a APAF – Associação Portuguesa de Analistas Financeiros, a APB - Associação Portuguesa de Bancos, a APFIPP - Associação Portuguesa de Fundos de Investimento e Fundos de Pensões, a APS – Associação Portuguesa de Seguradores, a ASF - Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, o BdP - Banco de Portugal e a Euronext Lisbon.