CMVM celebra terceira Semana Mundial do Investidor

12 de setembro de 2019

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) associa-se pelo terceiro ano consecutivo à Semana Mundial do Investidor, uma iniciativa global da IOSCO que tem como objetivo promover a educação financeira e a proteção do investidor.

Do programa para este ano destaca-se a conferência “A digitalização ao serviço do investidor”, que visa debater o efeito da digitalização nos mercados, seus impactos e tendências. Durante a mesma será entregue o prémio ao vencedor da primeira edição do Concurso de Inovação Financeira.

Entre as restantes iniciativas referência para uma sessão especial das “Conversas na CMVM”, que terá como tema central a inteligência artificial e duas sessões com universidades sobre comportamentos de investidores e potenciais investidores. No âmbito das sessões de sensibilização realiza-se pela segunda vez o “Open Day na Banca”, destinado a clientes bancários e que terá lugar em balcões da rede com dispersão geográfica nacional, um encontro com investidores seniores e também uma sessão de formação para alunos do ensino secundário.

Nas diversas ações serão abordados temas diversos relacionados com o mercado de capitais, tais como princípios básicos da regulação, poupança e investimento, inovações tecnológicas nos serviços financeiros e modelos de negócio que lhes estão associados, bem como os respetivos impactos.

A Semana Mundial do Investidor (SMI, ou WIW na sigla inglesa) decorrerá entre 30 de setembro e 6 de outubro. A informação completa sobre o programa e as várias iniciativas previstas podem ser consultadas na área no site dedicada ao evento, que este ano adota como slogan "Investir no conhecimento, investir com confiança”.

As oito entidades que, em 2018, foram parceiras da CMVM na SMI, voltam este ano a associar-se a esta iniciativa: AEM - Associação de Empresas Emitentes de Valores Cotados em Mercado, APAF – Associação Portuguesa de Analistas Financeiros, a APB - Associação Portuguesa de Bancos, a APFIPP - Associação Portuguesa de Fundos de Investimento e Fundos de Pensões, a APS – Associação Portuguesa de Seguradores, a ASF - Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, o BdP - Banco de Portugal e Euronext Lisbon.