CMVM
skip
Idioma
pageBackground
Comunicados

Supervisores iberoamericanos dos mercados de valores mobiliários assinam acordo relativo a projetos FinTech


2 de julho de 2018

 

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) assinou um acordo de colaboração, consulta e troca de informações em matéria de projetos FinTech (acrónimo inglês, refere-se à inovação tecnológica nos serviços financeiros), e no que se refere a RegTech, com outras autoridades de supervisão membros do Instituto Iberoamericano de Mercados de Valores (IIMV).

 

O acordo prevê a troca de informação, experiências e conhecimento neste âmbito, contemplando ainda a cooperação em iniciativas conjuntas relacionadas com o desenvolvimento do ecossistema FinTech, incluindo espaços de ensaio comuns (sandboxes).

 

Pretende-se, assim, com a assinatura deste acordo, a criação de um espaço iberoamericano de desenvolvimento de projetos FinTech, sendo esta uma área que os supervisores e reguladores financeiros deverão acompanhar, a par da sua missão basilar de proteção do investidor.  

 

Os membros do IIMV que aderiram ao acordo a 30 de junho de 2018 foram as autoridades de supervisão da Argentina, Colômbia, Honduras, Paraguai, Peru, Portugal, Republica Dominicana e Espanha. 
 

O IIMV foi constituído em maio de 1999 e tem sede em Madrid. Tem por missão impulsionar o desenvolvimento e modernização dos mercados de valores mobiliários nos países iberoamericanos, e visa melhorar o conhecimento da estrutura e da regulação destes mercados, potenciar a respetiva harmonização e fomentar a cooperação entre os supervisores.