CMVM
skip
Idioma
pageBackground
Comunicados

CMVM realiza 4º inquérito online sobre perfil do investidor português


18 de junho de 2018

 

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) lançou hoje o quarto inquérito online sobre o investidor português, com o objetivo de aperfeiçoar o conhecimento do seu perfil e, desta forma, avaliar com maior precisão as eventuais necessidades de adoção de medidas adicionais de proteção e de educação financeira dos investidores.


 

O inquérito, destinado a investidores não profissionais, decorre até final de julho e está disponível no site da CMVM (clique aqui).

No terceiro inquérito online ao investidor português, realizado em 2005, dois em cada três investidores afirmavam ter um conhecimento médio sobre o mercados de valores mobiliários e apenas 2,3% referiam ser muito conhecedores. Cerca de metade dos investidores (48%) diziam informar-se diariamente sobre a evolução dos índices e cotações, embora apenas 13,5% afirmassem movimentar a sua carteira de títulos mais do que uma vez por semana.  

O inquérito de 2005 permitiu também concluir que os investidores com habilitações académicas superiores tinham maiores níveis de confiança e de exposição ao risco.