ESMA Publica Alerta aos Investidores sobre a Negociação em Mercados FOREX

05 de Dezembro de 2011

A ESMA (Autoridade Europeia dos Mercados de Valores Mobiliários), da qual o Presidente da CMVM é Vice-Presidente, publicou um alerta aos investidores sobre a negociação em mercados FOREX, no qual salienta os perigos do acesso a esses mercados através de empresas não autorizadas e aponta os principais riscos envolvidos neste tipo de investimento.

Sublinhando o facto desta actividade financeira poder constituir uma ameaça séria à protecção dos investidores, a ESMA aponta como principais riscos associados à negociação em mercados FOREX, a complexidade das transacções, a volatilidade, a alavancagem, o marketing agressivo e o acesso fácil através da Internet.

A ESMA refere ter detectado, nalguns países, um aumento das entidades que proporcionam o acesso a mercados FOREX sem para tal estarem autorizadas e apela aos investidores para que confirmem essa autorização junto das autoridades nacionais competentes. Assinala ainda que as entidades não autorizadas ou não registadas não estão sujeitas a qualquer controlo do cumprimento das regras de protecção dos investidores, nomeadamente, a cobertura do seu investimento por sistemas de indemnização.

Nos últimos três anos a CMVM emitiu dois alertas quanto ao acesso a plataformas FOREX e emitiu um alerta conjunto com o Banco de Portugal quanto ao exercício dessa actividade. Esta informação, bem como os alertas de autoridades congéneres da CMVM sobre intermediação financeira não autorizada, pode ser consultada no website da CMVM.