No âmbito das atividades relacionadas com a inovação financeira, a CMVM atua em múltiplas dimensões e procura uma interação frequente com todas as partes interessadas, colaborando ativamente com as outras autoridades de regulação e supervisão do setor financeiro em Portugal e no plano externo.
Eventos ou iniciativas em destaque
A CMVM promove eventos e iniciativas relacionadas com a inovação financeira, fomentando a interação, reflexão e consulta sobre DLT e blockchain, inteligência artificial, bem como sobre inovação ESG.
Através dessas iniciativas pretendemos partilhar e recolher informação sobre os principais desenvolvimentos nestas matérias a nível internacional e nacional. Todos os interessados são convidados a dar os seus contributos para o aprofundamento destes temas, contribuindo para a identificação de oportunidades, barreiras, riscos e soluções.
Aqui
partilharemos todas as iniciativas enquadradas no âmbito do CMVM inov.
Documento de Reflexão e Consulta sobre Inteligência Artificial
A CMVM entende partilhar com todos os interessados um documento de reflexão e consulta sobre os potencias impactos e aplicações de IA no setor financeiro, em particular no mercado de capitais. Em concreto, com esta consulta pretendemos:
- aprofundar o conhecimento da realidade do mercado português através dos contributos das várias partes interessadas, procurando identificar as ferramentas de IA que estejam ou que possam ser utilizadas nas várias áreas sob a supervisão da CMVM;
- fomentar a utilização responsável de IA no mercado de capitais português, melhorando os serviços e instrumentos ao dispor dos investidores, bem como a promoção de ganhos de eficiência e de novos modelos de negócio;
- refletir sobre os principais desenvolvimentos nesta matéria, a nível internacional e nacional, com potencial impacto nos investidores e nas entidades sob a supervisão da CMVM, considerando os contributos de todos os interessados para o aprofundamento deste tema.
Toda a documentação referente a esta consulta poderá ser encontrada aqui.
Os interessados são convidados a remeter os seus contributos à CMVM, até ao dia 31 de julho de 2022, através do formulário disponível aqui.
Portugal FinLab
O Portugal FinLab é uma plataforma de comunicação entre inovadores do setor financeiro – start-ups ou instituições incumbentes – e as autoridades reguladoras portuguesas. O Portugal FinLab resulta de uma parceria entre a ASF, o Banco de Portugal, e a CMVM com o intuito de criar um ambiente mais propício ao desenvolvimento de negócios e projetos de FinTech, respondendo assim à tendência global de crescimento do sector.
Através desta plataforma, os reguladores transmitem aos participantes o enquadramento para operar dentro do quadro regulatório português. O objetivo do Portugal FinLab é criar um canal de comunicação eficiente e apoiar o desenvolvimento de soluções inovadoras na área de FinTech.
Através do Portugal FinLab, os participantes recebem informação sobre as questões regulatórias que poderão surgir durante a implementação do seu projeto. A informação é entregue no formato de documento único, no qual os reguladores relevantes para o desenvolvimento do projeto expõem aos participantes a sua análise e identificam os eventuais obstáculos regulatórios e pontos críticos para a implementação do projeto, conforme os limites impostos pela legislação e regulamentação portuguesa.
Consulte o site dedicado ao Portugal FinLab aqui.
CMVM – Concurso Nacional de Inovação Financeira
O Concurso Nacional de Inovação Financeira decorre a cada dois anos e visa premiar a melhor dissertação, tese (de mestrado ou doutoramento) ou estudo sobre inovação financeira.
Terceira edição - 2022
- Candidaturas: 1 de outubro a 31 de dezembro de 2022
- Destinatários: estudantes do ensino superior
- Prémio: 1.000 € e estágio
- Regulamento


CMVM - Premiados