CMVM
skip
Idioma
pageBackground
A CMVM

Apresentação


Conselho de Administração

   
Presidente: Gabriel Bernardino
Vice-presidente: a designar
Vogal: José Miguel Almeida
Vogal: Rui Pinto
Vogal: a designar

Gabriel Bernardino

Gabriel Bernardino é licenciado em Matemática e mestre em Estatística e Otimização pela Universidade Nova de Lisboa.

Entre 2011 e março de 2021 foi presidente da Autoridade Europeia de Supervisão dos Seguros e Pensões Complementares de Reforma (EIOPA) e membro do Comité Executivo da Associação Internacional de Supervisores de Seguros. Também foi membro do Conselho Europeu de Risco Sistémico (ESRB) e presidente rotativo do Comité conjunto das três Autoridades Europeias de Supervisão financeira.

Iniciou a carreira profissional no Instituto de Seguros de Portugal em 1989, onde ocupou o cargo de diretor do Departamento de Desenvolvimento entre 2000 e 2007 e de diretor-geral de Desenvolvimento e Relações Institucionais entre 2007 e 2010.

Em 2007 presidiu ao grupo de trabalho Solvência II do Conselho da União Europeia, tendo sido responsável pela negociação da Diretiva Solvência II com os Estados-Membros e o Parlamento Europeu. Integrou o Comité Europeu dos Supervisores de Seguros e Pensões Complementares de Reforma (CEIOPS) em 2006, tendo ocupado o cargo de Presidente do Conselho de Administração deste organismo entre 2009 e 2010. 

   
josé miguel almeida

Licenciado, MBA, Mestre em Gestão pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa.

Ingressou na CMVM em 1992, desempenhado cargos de direção desde 1999 e de assessor do conselho de administração desde 2011. A partir de junho de 2017, acumulou o cargo de assessoria com o de coordenador da Área de Supervisão de Entidades da CMVM, que engloba o Departamento de Supervisão Presencial, o Departamento de Supervisão Contínua e o Departamento de Autorizações e Registos.

Professor auxiliar convidado do ISEG- Lisbon School of Economics & Management onde lecionou, desde 2000, as disciplinas de Gestão Financeira das Empresas, Política de Investimento em Activos Financeiros, Estudo de Casos de Engenharia Financeira e Análise Financeira, ao nível da licenciatura, pós-graduação ou mestrado.

Colaborou a partir de 2012 com a Católica Porto Business School, tendo lecionado as disciplinas de Avaliação de Ativos e Fusões e Aquisições, ao nível de pós-graduação e executive master.

 

Rui Pinto

Licenciado em Administração e Gestão de Empresas pela Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa e detentor da certificação CFA (Chartered Financial Analyst).

Diretor Adjunto do Departamento de Supervisão Prudencial do Banco de Portugal desde 2014 até final de 2016. Ingressou no Banco de Portugal em 2008, no Departamento de Supervisão Prudencial, tendo desempenhado cargos de chefia do Núcleo de Estudos e Análise e da Área de Supervisão Especializada.

Participou em diversos grupos de trabalho internacionais na Comissão Europeia, na Autoridade Bancária Europeia e no Mecanismo Único de Supervisão. Foi membro do Steering Committee on Oversight and Practices da Autoridade Bancária Europeia e participou no High Level Group on Options and National Discretions do Mecanismo Único de Supervisão.

Entre 2007 e 2008 desempenhou funções de analista de mercado acionista na equipa de Research do Grupo Santander. Anteriormente, e desde 2000, desempenhou funções de analista e gestor de fundos na Caixagest - Caixa Gestão de Ativos.

Professor Auxiliar Convidado na Nova School of Business and Economics - Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa.