CMVM
skip
Idioma
pageBackground
Área do investidor

Semana Mundial do Investidor 2019


O que é a Semana Mundial do Investidor?

           
A World Investor Week (Semana Mundial do Investidor) é uma iniciativa global promovida pela IOSCO com o objetivo de sensibilizar e alertar para a importância da educação financeira e da proteção dos investidores. Realiza-se em 2019 pelo terceiro ano consecutivo, em mais de 80 jurisdições, que representam os seis continentes.
 
Após o alcance e impacto das duas edições anteriores, a CMVM associa-se novamente à World Investor Week, que este ano decorre entre 30 de setembro e 6 de outubro. Juntamente com os parceiros serão realizadas iniciativas que abordam temas relacionados com princípios básicos de  investimento, poupança e inovação financeira, e que visam chegar a um público-alvo diversificado.
      
 
 (clique nas imagens para ver detalhes das iniciativas)

A IOSCO (International Organization of Securities Commissions) é uma organização internacional de reguladores de valores mobiliários, fundada em 1983 e que tem como membros autoridades de supervisão e outros participantes no mercado, como bolsas de valores e organismos financeiros e regionais internacionais. O conjunto de membros da organização regula mais de 95% dos mercados de valores mobiliários do mundo, em mais de 115 jurisdições.
 
A IOSCO lançou a World Investor Week (WIW) em 2017, um projeto que envolve reguladores e outros membros numa campanha anual à escala mundial, de sensibilização para a importância de educar, formar e proteger os investidores. 
 
Esta iniciativa constitui ainda uma oportunidade de colaboração entre reguladores e stakeholders na dinamização de ações que promovam a educação e proteção do investidor.