CMVM
skip
Idioma
pageBackground
Estatísticas

Estatísticas periódicas


Day-trading

3º trimestre de 2017

O valor total negociado em day-trading na Euronext Lisbon diminuiu 25,7% no terceiro trimestre de 2017 face aos três meses anteriores. Em média, o valor negociado por intermediário financeiro (IF) decresceu 23,3%.
 
No segmento acionista, estas transações sofreram uma descida de 1,5 pontos percentuais (p.p.), representando 3,5% do valor negociado.
 
No mesmo período, 97,6% do valor da negociação em day-trading foi efetuado por investidores não institucionais e 2,4% por institucionais (excluindo carteira própria dos IF's).
 
Os investidores residentes efetuaram no trimestre 95,7% do valor de day-trading e os não residentes 4,3% (excluindo carteira própria dos IF's). Entre os investidores residentes, os principais ordenantes foram os investidores não institucionais (93,9%).
 
As ordens transmitidas pela internet corresponderam a 88,3% do total, por outros meios eletrónicos a 5,0% e por outros canais a 6,7%.
 
As transações em day-trading continuaram a ser efetuadas maioritariamente para a carteira dos clientes dos IF's, representando 97,4% do valor total negociado.
 
Os três intermediários financeiros com maior quota de mercado foram responsáveis por 63,3% do valor de day-trading entre julho e setembro, percentagem superior à registada no trimestre anterior.