CMVM
skip
Idioma
pageBackground
Comunicados

Conferência anual CMVM



 

 ORADORES

Steven Maijoor | Presidente, Autoridade Europeia dos Valores Mobiliários e dos Mercados (ESMA)

"Os mercados financeiros necessitam de dar resposta à crescente procura dos investidores por canalizarem o seu capital para investimentos sustentáveis. Adicionalmente ao progresso já alcançado pelo setor privado, a regulação pode desempenhar um papel chave para apoiar esse propósito."

| Biografia |

Steven Maijoor é Presidente da Autoridade Europeia dos Valores Mobiliários e dos Mercados (ESMA), desde 2011. Antes de assumir esta função, Steven liderou a AFM, o regulador holandês dos mercados financeiros, onde era responsável pela supervisão do mercado de capitais. Ocupou diversos cargos internacionais, incluindo a presidência do IFIAR (Fórum Internacional de Reguladores de Auditoria Independente). Antes de ingressar no mundo regulatório, era o reitor da Faculdade de Negócios e Economia da Universidade de Maastricht.

Gabriel Bernardino | Presidente, Autoridade Europeia dos Seguros e Pensões Complementares de Reforma (EIOPA) 

 

| Biografia |

Gabriel Bernardino é Presidente da Autoridade Europeia dos Seguros e Pensões Complementares de Reforma (EIOPA), desde 2011. Em 2015, o Parlamento Europeu confirmou a sua recondução para um segundo mandato de cinco anos, iniciado a 1 de março de 2016. Antes da sua atual função, trabalhou no Instituto de Seguros de Portugal entre 1989 e 1996, nomeadamente enquanto Diretor-Geral de Desenvolvimento e Relações Institucionais (2007-2011).

 *

Gabriela Figueiredo Dias | Presidente do Conselho de Administração da CMVM

"Enquanto reguladora, mas também como cidadã, só há uma forma de estar nesta missão e de assegurar, no futuro, que o mercado se desenvolve e cumpre a sua função: a de trabalhar para incorporar sentido e propósito – ambiental, social e de boas práticas de governo -  no funcionamento e nos objetivos de todo o sistema financeiro. É disto que falamos quando nos referimos a ‘sustentabilidade financeira’"

| Biografia |

Gabriela Figueiredo Dias, Presidente do Conselho de Administração da CMVM desde 2016, é mestre em Direito pela Universidade de Coimbra, docente da mesma faculdade e trabalhou durante mais de duas décadas como jurista e consultora no setor privado. Em 2007, integrou os quadros da CMVM, como assessora dos assuntos internacionais e política regulatória, passando mais tarde a assumir funções de direção antes de, em 2015, assumir a vice-presidênc​ia da instituição. ​