CMVM
skip
Idioma
pageBackground
Comunicados

Conferência anual CMVM


​"Sustainable Finance: The Road Ahead"


 

    ORADORES

António Miguel | Diretor Executivo, Maze; Laboratório de Investimento Social

"Investir em sustentabilidade é a maior oportunidade económica dos nossos tempos, demonstrada pela orientação das principais forças de mercado: as preferências dos consumidores por produtos responsáveis, a exigência dos millennials que integram o mercado de trabalho e a inclusão de fatores sociais e ambientais nas decisões de investimento por parte dos investidores."

| Biografia |

António Miguel é Diretor Executivo da Maze, uma startup criada para dinamizar projetos de impacto social, onde lidera o trabalho de estruturação de capital e assessoria do setor público. É, também, professor de microfinanças e instrumentos inovadores de financiamento social na Nova School of Business and Economics. Entre 2013 e 2014 foi consultor e analista na Social Finance, uma organização não governamental no Reino Unido, focada em fomentar soluções de financiamento para projetos sociais, tendo especial foco nos títulos de Impacto Social.

*

Jorge Moreira da Silva | Diretor, Direção de Cooperação para o Desenvolvimento da OCDE

"​O cumprimento dos ambiciosos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030 enfrenta um gap financeiro anual na ordem de 2.5 trillion dólares. Logo, além do papel importante da ajuda pública ao desenvolvimento, é imprescindível mobilizar o investimento privado tendo por base mecanismos financeiros inovadores, transparentes, sustentáveis e com impacto social."

| Biografia |

Jorge Moreira Da Silva lidera, desde 2016, a Direção da Cooperação para o Desenvolvimento na OCDE. É Presidente do think-tank Plataforma para o Crescimento Sustentável, que fundou em 2011. Foi Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, entre 2013 e 2015. De 2009 a 2012, liderou a área de Novos Mecanismos Financeiros para Energia e das Alterações Climáticas no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). De 2006 a 2009, foi Consultor do Presidente da República nas áreas da Ciência e Ambiente. Foi Secretário de Estado do Ambiente e do Ordenamento do Território (2004-2005), Secretário de Estado da Ciência e Ensino Superior (2003-2004), Deputado à Assembleia da República (2015, 2005, 1996) e Deputado ao Parlamento Europeu, tendo sido o Relator Permanente para as alterações climáticas (1999-2003).

*

Margarida Couto | Presidente, GRACE - Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial

"As finanças sustentáveis estão-se a tornar cada vez mais relevantes uma vez que, cada vez mais, os investidores não avaliam os desempenhos somente baseados nos seus ganhos financeiros. Somente as empresas que integrem critérios ambientais, sociais e de governance nas suas decisões de gestão e que dão um contributo positivo à sociedade, poderão prosperar ao longo do tempo."

| Biografia |

Margarida Couto é licenciada em Direito pela Universidade Católica de Lisboa. Integra a Vieira de Almeida & Associados, desde 1988, e é Sócia Sénior do Grupo PI & Digital e Sócia da área de Comunicações, Proteção de Dados & Tecnologia, tendo estado envolvida nas principais transações do sector das comunicações eletrónicas, media e privacidade. É a sócia responsável pelo Programa de Pro Bono e Responsabilidade Social da VdA e CEO da Fundação Vasco Vieira de Almeida. Margarida Couto é ainda Presidente do GRACE - Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial, em representação da VdA.                       

*

Paul Tang | Membro do Parlamento Europeu, Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas

"Investir em sustentabilidade é a maior oportunidade económica dos nossos tempos, demonstrada pela orientação das principais forças de mercado: as preferências dos consumidores por produtos responsáveis, a exigência dos millennials que integram o mercado de trabalho e a inclusão de fatores sociais e ambientais nas decisões de investimento por parte dos investidores."

 | Biografia |

Paul Tang é eurodeputado holandês do grupo S&D e é membro da ECON - Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários, desde 2014. Depois de obter um doutoramento em economia, juntou-se ao Bureau para Análise de Política Económica (CPB), onde ficou intrigado com o impacto das escolhas políticas na vida das pessoas. Assim, concorreu ao parlamento pelo Partido Trabalhista Holandês em 2006. No Parlamento Europeu, Paul luta por mais empregos na Europa, por um setor financeiro saudável que sirva a todos e por mais legitimidade para as instituições europeias. Trabalhou como relator do relatório provisório a sobre a titularização do STS e, mais recentemente, sobre a base de incidência comum para a tributação de sociedades. Atualmente é relator do regulamento sobre a divulgação de investimentos sustentáveis ​​e do relatório para o imposto sobre serviços digitais.

*

Will Martindale | Diretor de Políticas, UNPRI – Principles for Responsible Investment

"O sistema financeiro deve apoiar o desenvolvimento econômico sustentável e equitativo. Ao fazê-lo, deve permitir que indivíduos, organizações e governos armazenem e acedam de maneira confiável aos seus rendimentos e aos seus ativos, para uso presente e futuro. Deve também garantir que o capital está disponível para apoiar o investimento produtivo, a inovação e o consumo, alinhados com objetivos sociais mais amplos, incluindo o desenvolvimento sustentável."

| Biografia |

Will Martindale é Diretor de Politicas e Investigação na PRI, uma iniciativa apoiada pelas Nações Unidas. O PRI trabalha com a sua rede internacional de signatários para colocar em prática os seis Princípios para o Investimento Responsável. Os seis Princípios foram desenvolvidos por investidores e são apoiados pela ONU. O PRI tem mais de 2.100 signatários, provenientes de mais de 50 países e que representam US $ 80 triliões de ativos. Will Martindale lidera o programa global de assuntos regulatórios e políticas públicas da PRI, o principal projeto de dever fiduciário e a implementação das atividades do sistema financeiro sustentável da PRI na reforma das políticas nacionais. Tem formação no setor bancário, tendo ingressado no programa de pós-graduação da JPMorgan em junho de 2004. Em setembro de 2010, juntou-se ao banco francês, BNP Paribas, como gestor de negócios para a mesa de operações de crédito. Possui um Mestrado em Política Comparada pela London School of Economics e uma licenciatura em Matemática pela King's College London.