CMVM
skip
Idioma
pageBackground
Comunicados e contraordenações

CMVM organizará a Reunião Anual da IOSCO em 2021


​Lisboa, 19 de outubro de 2018

A CMVM foi escolhida para ser a anfitriã da Reunião Anual da Organização Internacional das Comissões de Valores (IOSCO) em 2021, um encontro que juntará reguladores de todo o mundo e outros membros da comunidade financeira internacional. A única vez que Portugal recebeu o mais importante encontro de reguladores dos mercados de capitais foi em 1999. 

A decisão foi tomada a 18 de outubro pelo Board da IOSCO, o seu órgão decisório, através de votação em relação às quatro candidaturas apresentadas pela Comissão de Valores Mobiliários da China, pelo Banco Nacional do Cazaquistão, pela Autoridade de Supervisão Financeira do Egipto e pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

"Felicito a CMVM e Portugal por ter sido escolhida para anfitriã da Reunião Anual da IOSCO de 2021, em particular dada a qualidade de todas as candidaturas. A IOSCO está empenhada em trabalhar com a CMVM na preparação desta reunião", afirmou Ashley Ian Alder, Presidente do Board da IOSCO.

"Será uma honra receber em Portugal os membros da IOSCO e os representantes da comunidade financeira internacional em 2021, ano em que a CMVM comemora o trigésimo aniversário. O encontro será uma oportunidade única para debater os mais relevantes temas que se colocam à comunidade regulatória, mas também para dar visibilidade ao mercado de capitais nacional", afirmou Gabriela Figueiredo Dias, Presidente da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários. 

"Consideramos este evento uma oportunidade única para debater elementos centrais da supervisão e regulação dos mercados de capitais, tendo presente a necessidade de promover padrões internacionais sólidos, modernos e sãos, bem como modelos financeiros inclusivos, que juntem mercados e países. A organização da Reunião em Portugal também conferirá visibilidade e dinamismo acrescidos ao mercado de capitais nacional", escreveu Mário Centeno, ministro das Finanças, numa mensagem que acompanhou a candidatura da CMVM, que mereceu o apoio do Governo português.  

A IOSCO é o maior fórum internacional de reguladores dos mercados de instrumentos financeiros e reúne mais de 115 autoridades de regulação e supervisão que representam mais de 95% dos mercados a nível mundial.