CMVM
skip
Idioma
pageBackground
Comunicados

Semana Mundial do Investidor com foco nas FinTech inicia hoje


logocomposto_comunicado.jpg 

1 de outubro de 2018

A Semana Mundial do Investidor, iniciativa global promovida pela IOSCO e que este ano tem como tema central as FinTech, inicia-se a 1 de outubro e em Portugal prolonga-se até ao dia 11. Entre as iniciativas destacam-se uma conferência sobre o fenómeno FinTech e o desenvolvimento do mercado de capitais em Portugal, a divulgação e análise de resultados dos inquéritos CMVM às FinTech e ao perfil do investidor, e várias ações de promoção da literacia financeira em todo o país.

Durante semana e meia, a CMVM, conjuntamente com os seus oito parceiros, desenvolverá ações informativas sobre temas relacionados com investimento e mercado de capitais, numa lógica de proximidade com os diversos públicos e de consciencialização para a importância da educação e proteção do investidor.

No dia do lançamento da Semana, a CMVM divulga os primeiros resultados do "1º Inquérito FinTech" que realizou no verão e visita a Universidade de Sénior de Almada (USALMA), entre as 15h e as 17h, com uma sessão de sensibilização para investidores seniores.

Terça-feira, 2 de outubro, é dia de "Open Day da Banca: "Venha conversar com a CMVM'", uma iniciativa realizada em parceria com a Associação Portuguesa de Bancos. Em 12 agências bancárias, em 12 distritos, técnicos da CMVM conversarão com clientes bancários e investidores não profissionais sobre princípios de investimento e importância de decisões bem informadas.

As FinTech e o desenvolvimento do mercado são os temas principais da conferência de quarta-feira, que decorre entre as 9h e as 18h, no campus de Carcavelos da Nova School of Business and Economics (Nova SBE), e durante a qual serão também debatidos os resultados dos inquéritos realizados sobre FinTech e sobre o perfil do investidor. Participarão na conferência representantes dos reguladores, do Governo, da Euronext, de operadores do mercado, de associações do setor e diversos especialistas.

No dia 4 de outubro, a CMVM recebe a Associação Portuguesa de Blockchain e Criptomoedas (APBC) para uma sessão de esclarecimento, entre as 15h e as 17h, direcionada a estudantes universitários e empreendedores, sobre o que são blockchain e criptomoedas e o impacto que podem ter no sistema financeiro.

As atividades retomam na segunda-feira, dia 8 de outubro, nas instalações da CMVM, com uma sessão de sensibilização junto de alunos de duas escolas do ensino secundário, a qual será realizada em parceria com o Plano Nacional de Formação Financeira.

O programa da Semana Mundial do Investidor encerra com dois workshops destinados a estudantes universitários e professores na quinta-feira, dia 11. De manhã, entre as 10h e as 12h, na Universidade Católica Portuguesa do Porto discutir-se-á o crowdfunding como alternativa de financiamento e a sua regulamentação. À tarde, na Porto Business School, o tema em análise será a FinTech e a proteção do investidor, numa sessão que decorrerá entre as 17h30 e as 19h30.

A CMVM associa-se assim pelo segundo ano à iniciativa global World Investor Week, lançada pela IOSCO em 2017, e que conta com a adesão de mais de 70 jurisdições, e o apoio do G20 e de organizações internacionais como a OCDE. O programa completo pode ser consultado numa área específica no sítio de internet da CMVM. Este ano são parceiros da CMVM o BdP - Banco de Portugal, a ASF - Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, a AEM - Associação de Empresas Emitentes de Valores Cotados em Mercado, a APAF – Associação Portuguesa de Analistas Financeiros, a APB - Associação Portuguesa de Bancos, a APFIPP - Associação Portuguesa de Fundos de Investimento e Fundos de Pensões, a APS – Associação Portuguesa de Seguradores e a Euronext.