Comunicados e contraordenações

CMVM celebra Semana Mundial do Investidor

logopagssmi2018.jpg
A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) associa-se mais um ano à Semana Mundial do Investidor, uma iniciativa global da IOSCO, que promove a literacia financeira e a proteção do investidor, e que este ano tem como tema central as FinTech e os desafios e oportunidades geradas pela inovação financeira.

Entre as iniciativas de 2018 destaca-se a conferência FinTech e Desenvolvimento do Mercado, durante a qual serão debatidas as conclusões dos dois inquéritos realizados este ano pela CMVM – o 4º inquérito ao investidor e o 1º inquérito FinTech –, assim como ações de sensibilização em todo o país, realizadas pela primeira vez em balcões da rede bancária nacional (Open Day).

Do programa constam ainda sessões de sensibilização para jovens e seniores, bem como workshops para estudantes universitários e empreendedores organizados com universidades ao abrigo de protocolos de colaboração.

Os temas abordados nas diversas ações vão desde os princípios básicos da regulação e do investimento no mercado de capitais às inovações tecnológicas nos serviços financeiros e modelos de negócio associados.

A Semana Mundial do Investidor (SMI, ou WIW na sigla inglesa) em Portugal decorrerá entre 1 e 11 de outubro. O programa e as várias iniciativas podem ser consultadas em detalhe na área no site e na página de Facebook dedicada ao evento, que este ano adotou como slogan "Um investidor informado é um investidor protegido".

Nesta edição são parceiros da CMVM da SMI a AEM - Associação de Empresas Emitentes de Valores Cotados em Mercado, APAF – Associação Portuguesa de Analistas Financeiros, a APB - Associação Portuguesa de Bancos, a APFIPP - Associação Portuguesa de Fundos de Investimento e Fundos de Pensões, a APS – Associação Portuguesa de Seguradores, a ASF - Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, o BdP - Banco de Portugal e a Euronext.