CMVM
skip
Idioma
pageBackground
Comunicados e contraordenações

IOSCO celebra a Semana Mundial do Investidor (World Investor Week 2017) Comissões de Valores em todo o Mundo Promovem a Educação e a Proteção de Investidores


 

 

A Organização Internacional das Comissões de Valores (IOSCO, em inglês), da qual a CMVM é membro, vai organizar a Semana Mundial do Investidor no período de 2 a 8 de outubro de 2017, com o objetivo de promover, mundialmente, a educação e proteção dos investidores.

As Comissões de Valores que integram a IOSCO vão desenvolver em conjunto atividades em todo o mundo, incluindo o lançamento de serviços e ações de comunicação para investidores, a realização de concursos para ampliar o conhecimento sobre iniciativas de educação de investidores, a organização de oficinas e conferências e a promoção de campanhas, locais e nacionais, em cada jurisdição.  Para apoiar a iniciativa, que tem também o apoio da Presidência (Alemanha) do G20, a IOSCO lançou uma página dedicada ao evento: www.worldinvestorweek.org.

Segundo Ashley Alder, Presidente do Conselho da IOSCO e CEO da Comissão de Valores de Hong Kong, a "World Investor Week (WIW) é uma iniciativa global, de uma semana, através da qual a IOSCO promoverá a consciencialização quanto à importância da educação e proteção dos investidores, destacando as várias iniciativas dos reguladores de mercados de capitais nessas duas áreas críticas."

Para Paul Andrews, Secretário Geral da IOSCO, a "WIW oferece uma oportunidade única para os membros da IOSCO trabalharem em cooperação com todas as partes interessadas na educação e proteção dos investidores, tanto no nível local como internacional."

José Alexandre Vasco, Presidente do Comité de Investidores não qualificados da IOSCO, reforçou: "encorajamos todos os membros da IOSCO e outros stakeholders a participarem da WIW, ajudando a assegurar que as suas mensagens importantes sobre educação e proteção sejam ouvidas por todo o globo."

Informações sobre a WIW e como participar neste evento estarão disponíveis na página da Internet: www.worldinvestorweek.org.


INFORMAÇÕES PARA OS EDITORES

1. A IOSCO - Organização Internacional das Comissões de Valores é o principal fórum de políticas internacionais para reguladores de valores mobiliários e é reconhecida como o órgão que estabelece os padrões globais para a regulação do mercado de capitais.  Os membros da organização regulam mais de 95% dos mercados de capitais do mundo, em mais de 115 jurisdições, e está em contínua expansão.

2. O Conselho da IOSCO é formado por 34 reguladores. Ashley Alder, CEO da Comissão de Valores de Hong Kong (Securities and Futures Commission - SFC) é o Presidente do Conselho. São membros os reguladores da Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, China, Egito, França, Alemanha, Hong Kong, Índia, Indonésia, Irlanda, Itália, Jamaica, Japão, Quénia, Malásia, México, Nigéria, Ontário, Paquistão, Peru, Quebec, Arábia Saudita, Singapura, Coreia do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Holanda, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos da América.

3. O Comité de Mercados Emergentes e em Crescimento (Growth and Emerging Markets Committee - GEM) é o maior Comité da IOSCO, representando quase 80% dos membros, incluindo 11 dos membros do G20.  Ranjit Ajit Singh, Presidente da Comissão de Valores da Malásia e Vice-Presidente do Conselho da IOSCO, é o Presidente do GEM. O Comité reúne mercados emergentes e em crescimento, comunicando a visão dos seus membros e facilitando os seus contributos no âmbito da IOSCO e em outros ambientes globais de discussões regulatórias. As prioridades estratégicas do Comité focam, entre outros, as avaliações de riscos e vulnerabilidades, políticas e trabalhos de desenvolvimento afetando mercados emergentes e em construção de competências em regulação.

4. O Conselho da IOSCO criou o Comité de Investidores de não qualificados (Comité 8) em Junho de 2013. O mandato principal do comité é o de conduzir as políticas da IOSCO em educação de investidores não qualificados e educação financeira. Compete-lhe ainda assessorar o Conselho da IOSCO em temas emergentes de proteção dos investidores não qualificados e conduzir, sob direção do Conselho, os trabalhos de proteção destes investidores. José Alexandre Vasco, Superintendente de Proteção e Orientação aos Investidores da Comissão de Valores Mobiliários, do Brasil, é o presidente do Comité 8. Os membros do Comité 8 são os reguladores de valores mobiliários da Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, China, França, Alemanha, Hong Kong, Índia, Indonésia, Israel, Itália, Japão, Jersey, Luxemburgo, Malásia, México, Holanda, Nigéria, Ontário, Portugal, Quebec, Rússia, Arábia Saudita, Singapura, África do Sul, Espanha, Sri Lanka, Suécia, Chinese Taipei, Tailândia, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos da América.

5. A IOSCO, através das suas estruturas permanentes, tem por objetivos:

  • cooperar no desenvolvimento, implementação e promoção de adesão a padrões internacionalmente reconhecidos e consistentes de regulação, supervisão e fiscalização, de modo a proteger investidores, manter mercados justos, eficientes e transparentes, e minimizar riscos sistémicos;
  • fortalecer a proteção do investidor e promover a confiança na integridade dos mercados de capitais, por meio do intercâmbio de informações e cooperação em fiscalização de desvios de conduta , bem como na supervisão de mercados e intermediários; e
  • partilhar informações sobre experiências, nos níveis global e regional, de modo a auxiliar no desenvolvimento de mercados, fortalecer a infraestrutura de mercado e implementar a regulação apropriada.

SOLICITAÇÕES DA IMPRENSA

Carlta Vitzthum: + 34 91 787 0419

Fora do expediente: + 34 697 449 639

Email: carlta@iosco.org

Website: www.iosco.org

Siga a IOSCO no Twitter 

WIW Working Group – imprensa

Email: press@worldinvestorweek.org

Website: www.worldinvestorweek.org

Siga a IOSCO no Twitter