CMVM
skip
Idioma
pageBackground
Comunicados

Supervisores financeiros e parceiros comemoram Dia da Formação Financeira 2016


  • No dia 2 de novembro os supervisores financeiros e parceiros do Plano Nacional de Formação Financeira vão estar na Escola Secundária da Amadora para alertar para a importância da formação financeira nas escolas;
  • No dia seguinte terá lugar uma conferência para empreendedores e gestores que contará com a presença dos Secretários de Estado do Turismo e da Indústria e de membros do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros.
 
2 de novembro: Escola Secundária da Amadora

O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros dinamiza, no dia 2 de novembro, o Dia da Formação Financeira 2016, sob o lema “Junta-te a nós porque Todos Contam!”. Esta é uma iniciativa do Plano Nacional de Formação Financeira que visa sensibilizar a população para a importância da formação financeira.

Este ano, as comemorações do Dia da Formação Financeira vão centrar-se na Escola Secundária da Amadora, onde os supervisores e os parceiros do Plano Nacional de Formação Financeira promoverão jogos e outras atividades lúdicas sobre temas como a gestão do orçamento familiar, a poupança, a gestão do risco e o funcionamento do sistema financeiro.

No Dia da Formação Financeira assinala-se também mais uma etapa da implementação da educação financeira nas escolas: na Escola Secundária da Amadora será lançado o Caderno de Educação Financeira para alunos do 2.º ciclo do ensino básico, criado pelos supervisores em parceria com o Ministério da Educação e quatro associações do setor financeiro (APB, APS, APFIPP e ASFAC).

Na sessão solene serão anunciados os vencedores da 5.ª edição do Concurso Todos Contam, que distingue, anualmente, os melhores projetos de educação financeira a implementar nas escolas portuguesas.

As comemorações vão, no entanto, estender-se a todo o país: as escolas e os parceiros do Plano Nacional de Formação Financeira dinamizarão um conjunto de atividades de formação financeira.

 
3 de novembro: Conferência A formação financeira na gestão empresarial

No âmbito das comemorações do Dia da Formação Financeira, os supervisores financeiros organizam com o IAPMEI e o Turismo de Portugal uma conferência para empreendedores, empresários e gestores de micro, pequenas e médias empresas.

A conferência A formação financeira na gestão empresarial terá lugar na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa e contará com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, do Secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, e de membros do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros.

Na conferência será divulgada a versão final do Referencial de Formação Financeira para as micro, pequenas e médias empresas, bem como o programa de formação de formadores e o plano das ações de formação a realizar em 2017.