CMVM
skip
Idioma
pageBackground
A CMVM

Apresentação


Conselho de Administração

   
Presidente: Gabriela Figueiredo Dias
Vice-presidente: Filomena Oliveira
Vogal: João Gião
Vogal: José Miguel Almeida
Vogal: Rui Pinto


 

Gabriela Figueiredo Dias

Licenciada, Mestre em Direito e Doutoranda pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Ingressou na CMVM em 2007, desempenhando cargos de direção desde 2008 e de assessora do conselho de administração desde 2013. Foi responsável pelos assuntos e relações internacionais, política regulatória e emitentes, mercados e informação financeira e vice-presidente do conselho de administração entre 2015 e final de novembro de 2016. Representa a CMVM em diversos fora internacionais (ESMA, IOSCO e OECD), é Vice-Presidente do OECD Corporate Governance Committee e representa a CMVM no Board of Supervisors da ESMA.

Advogada desde 1992 (com a inscrição atualmente suspensa) e jurisconsulta durante vários anos em empresas e escritórios de advogados. Membro do European Corporate Governance Network. Membro da Comissão Jurídica do Instituto Português de Corporate Governance. Membro do Conselho Diretivo da AIDA Portugal - Secção portuguesa da Association Internationale de Droit des Assurances.

Membro da Direção do Instituto de Direito Bancário, da Bolsa e dos Seguros. Frequência de programas de investigação (Saarbrucken Universität, London School of Economics, Columbia University, Brown University). Docente universitária do quadro da FDUC desde 2000. Leciona desde 1990 em diversas Universidades. Docente em diversos cursos de Pós-Graduação.

Autora de diversas publicações na área do Direito Civil, Direito Comercial, Direito das Sociedades, Corporate Governance e Direito dos Valores Mobiliários. Oradora em diversos colóquios e seminários em instituições académicas, organizações profissionais e empresas.


 

Filomena Oliveira

Licenciada em Economia pela Universidade Nova de Lisboa (UNL).

Foi presidente dos Conselhos de Administração da Caixagest - Caixa Gestão de Ativos, da FUNDGER - Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Imobiliário, S. A., da CGD Pensões e da Comissão Executiva da Caixa Gestão de Activos, desde abril de 2015 até novembro de 2016.

Ingressou no Grupo Caixa Geral de Depósitos (CGD) em 1998, desempenhando cargos dirigentes na Direção de Mercados Financeiros, na Direção de Negócio Internacional e no Gabinete de Investor Relations. Foi Diretora-Geral Adjunta da Sucursal de França e Administradora não Executiva do Banco Caixa Geral Espanha e da CGD Finance, coordenadora da área de dívida do IGCP entre 1996 e 1998, subdiretora-geral e assessora da Direção-Geral do Tesouro (DGT) entre 1992 e 1996, e quadro do Banco de Portugal desde 1985.

Participou nos trabalhos de obtenção de notação financeira da República Portuguesa em 1993. Participou na montagem de operações da República Portuguesa em mercados de capitais e nas emissões de dívida em moeda estrangeira realizadas entre 1993 e 1998. Coordenou o processo de redenominação para Euros da dívida portuguesa emitida em escudos.

Participou na implementação e divulgação de novos instrumentos financeiros em Portugal, nomeadamente as Covered Bonds Portuguesas - Obrigações Hipotecárias e Obrigações do Setor Público. Participou nos trabalhos de implementação da plataforma de mercado secundário de dívida pública - MTS Portugal - onde assumiu funções de administradora em representação do Grupo CGD.

Completou o programa escolar do Mestrado em Economia da Faculdade de Economia da UNL. Lecionou como assistente na Faculdade de Economia da UNL, no Instituto de Comunicação Empresarial e no Instituto Superior de Gestão. Participou como oradora em numerosas conferências na Europa, Ásia, Estados Unidos e Canadá.  

 

 

João Gião

Licenciado em Direito, com distinção, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Foi responsável pela área de mercado de capitais e regulação no departamento jurídico do Mecanismo Europeu de Estabilidade e do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira desde 2011 e até final de 2016.

Ingressou na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) em 2002, desempenhando funções técnicas no Departamento de Supervisão de Mercados, Emitentes e Informação e no Departamento Internacional e de Política Regulatória, tendo ainda exercido o cargo de Subdiretor deste último departamento. Advogado desde 2003 (com a inscrição atualmente suspensa).

Orador regular em conferências e autor de múltiplas publicações nas áreas do Direito dos Valores Mobiliários, do Direito das Sociedades e do governo das organizações. Docente convidado no curso de pós-graduação em Direito dos Valores Mobiliários promovido pelo Instituto dos Valores Mobiliários da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.


 

josé miguel almeida

Licenciado, MBA, Mestre em Gestão pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Faculdade de Lisboa.

Ingressou na CMVM em 1992, desempenhado cargos de direção desde 1999 e de assessor do conselho de administração desde 2011. A partir de junho de 2017, acumulou o cargo de assessoria com o de coordenador da Área de Supervisão de Entidades da CMVM, que engloba o Departamento de Supervisão Presencial, o Departamento de Supervisão Contínua e o Departamento de Autorizações e Registos.

Professor auxiliar convidado do ISEG- Lisbon School of Economics & Management onde lecionou, desde 2000, as disciplinas de Gestão Financeira das Empresas, Política de Investimento em Activos Financeiros, Estudo de Casos de Engenharia Financeira e Análise Financeira, ao nível da licenciatura, pós-graduação ou mestrado.

Colaborou a partir de 2012 com a Católica Porto Business School, tendo lecionado as disciplinas de Avaliação de Ativos e Fusões e Aquisições, ao nível de pós-graduação e executive master.

 

Rui Pinto

Licenciado em Administração e Gestão de Empresas pela Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa e detentor da certificação CFA (Chartered Financial Analyst).

Diretor Adjunto do Departamento de Supervisão Prudencial do Banco de Portugal desde 2014 até final de 2016. Ingressou no Banco de Portugal em 2008, no Departamento de Supervisão Prudencial, tendo desempenhado cargos de chefia do Núcleo de Estudos e Análise e da Área de Supervisão Especializada.

Participou em diversos grupos de trabalho internacionais na Comissão Europeia, na Autoridade Bancária Europeia e no Mecanismo Único de Supervisão. Foi membro do Steering Committee on Oversight and Practices da Autoridade Bancária Europeia e participou no High Level Group on Options and National Discretions do Mecanismo Único de Supervisão.

Entre 2007 e 2008 desempenhou funções de analista de mercado acionista na equipa de Research do Grupo Santander. Anteriormente, e desde 2000, desempenhou funções de analista e gestor de fundos na Caixagest - Caixa Gestão de Ativos.

Professor Auxiliar Convidado na Nova School of Business and Economics - Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa.