CMVM
skip
Idioma
pageBackground
Área do investidor

Semana Mundial do Investidor 2018


O que é a Semana Mundial do Investidor?

 logocompostofb1.jpg

           
A World Investor Week (Semana Mundial do Investidor) é uma iniciativa global promovida pela IOSCO com o objetivo de sensibilizar e alertar para a importância da educação financeira e da proteção dos investidores.
 
Acontece em 2018 pelo segundo ano consecutivo e decorre em outubro, em mais de 70 jurisdições, que representam os seis continentes.
 
Após o alcance e impacto da primeira edição, a CMVM associa-se novamente à World Investor Week. Em conjunto com os parceiros - este ano em maior número -, serão realizadas diversas iniciativas, que permitam chegar a um público-alvo diversificado, onde se incluem crianças, jovens, estudantes universitários, clientes bancários, aforradores seniores e investidores em geral.
 
O tema em foco em 2018 é a tecnologia nos serviços financeiros e, como tal, o programa da nossa Semana Mundial do Investidor contará com atividades que pretendem dar a conhecer conceitos como FinTech, criptomoedas ou crowdfunding, abordando também os seus desenvolvimentos e impactos no investimento, nos mercados financeiros e na regulação. Haverá ainda sessões de sensibilização em que serão tratados os conceitos básicos dos mercados financeiros e do investimento.

 

A IOSCO (International Organization of Securities Commissions) é uma organização internacional de reguladores de valores mobiliários, fundada em 1983. Conta atualmente com 219 membros (agosto 2018), nomeadamente autoridades de supervisão e outros participantes no mercado, como sejam bolsas de valores e organismos financeiros e regionais internacionais. O conjunto de membros da organização regula mais de 95% dos mercados de valores mobiliários do mundo, em mais de 115 jurisdições.
 
Em 2017, a IOSCO lançou a World Investor Week (WIW), um projeto que envolveu reguladores e outros dos seus membros numa campanha à escala mundial, de sensibilização para a necessidade e importância de educar, formar e proteger os investidores. O relatório público, que apresenta uma visão geral das atividades que ocorreram em todo o mundo, na primeira edição, foi, entretanto, divulgado pela IOSCO.
 
Ao longo de uma semana, as entidades das várias jurisdições que participam na WIW e os seus parceiros desenvolvem um conjunto de atividades cujo objetivo primordial é chamar à atenção para estes temas. Entre elas estão conferências e workshops, o lançamento de publicações e de campanhas de sensibilização, destinadas sobretudo aos investidores de retalho, a disseminação de alertas e conselhos através de meios online (sites, redes sociais) e offline (cartazes, desdobráveis).
 
Esta iniciativa constitui ainda uma oportunidade de colaboração entre reguladores e stakeholders na dinamização de ações que promovam a educação e proteção do investidor.