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Comportamentos que indiciam fraude em valores mobiliários


  • Pedido de decisão imediata – O autor na fraude tenta persuadir a tomada de uma decisão imediata;
  •  Promessa de ganhos elevados – O autor da fraude promete ganhos acima do normal;
  • Ligação do investimento a mercados exóticos – O autor da fraude identifica-se como sendo nacional de um país com uma conotação exótica ou que é conhecido como um paraíso fiscal ou “offshore”;
  • Ameaças – O autor da fraude ameaça denegrir a imagem do investidor, colocando-o numa “lista negra” caso recuse a realização do investimento;
  • Afirmação de que não é necessária uma autorização ou registo da CMVM – O autor da fraude diz não precisar de autorização ou registo da CMVM para desenvolver a sua atividade;
  • Promessa de investimentos confidenciais – O autor da fraude refere que o investimento que está a propor é confidencial e que o investidor contactado faz parte de um grupo de pessoas previamente selecionadas;
  • Solicitação de um pequeno depósito inicial – O autor da fraude insiste para que o investidor disponibilize uma pequena quantia inicial, alegando que essa quantia servirá para fazer uma reserva do investimento futuro;
  • Promessa de investimento em produtos atípicos – O autor da fraude sugere um investimento em produtos atípicos, nomeadamente produtos de componente mista ou estruturada;

  • Solicitação de dados pessoais - O autor da fraude solicita dados pessoais para prosseguir com a subscrição do investimento, nomeadamente, dados de cartão de crédito;

  • Proposta de angariação de novos clientes - O autor da fraude procura convencer o investidor de que o seu retorno será tanto maior quanto maior o número de novos investidores que conseguir angariar, Trata-se de uma estrutura de marketing e distribuição, em que transformam os próprios clientes em vendedores.


Comportamentos que indiciam fraude digital

Além dos sinais que indiciam fraude usando meios tradicionais, no caso da fraude digital é necessário que tenha em atenção se as mensagens têm alguma das seguintes características:

  • Erros de Ortografia: Mensagem com erros gramaticais, nomes de entidade escritos de forma incorreta ou uso exagerado de pontos de exclamação;

  • O Design: Logotipos e marcas similares, mas adulterados ou com tamanhos irregulares;

  • Ação urgente: Mensagens solicitando uma ação imediata sob pena de haver uma penalização (v.g. "necessidade de atualização imediata dos dados bancários sob pena de não receber um bónus");

  • Dados Omissos: Mensagens que não facultam um meio alternativo de contato para tratar da questão (ou seja, um telefone, um e-mail ou um local físico);

  • Links Falsos: Mensagens convidando a clicar num link supostamente conhecido, mas que direciona para outro site não seguro ou malicioso. Pode detetar se se trata de um link falso colocando o cursor do seu rato em cima do link sem clicar, conseguindo dessa forma visualizar link para o qual o pretendem direcionar. Se aparecer um endereço suspeito (que não seja o site original da empresa) ou diferente do informado no link não clique nele.

Como proceder se suspeitar que está envolvido numa fraude em valores mobiliários?