CMVM
skip
Idioma
pageBackground
Área do investidor

FinTech


Inovação financeira

O termo FinTech (acrónimo inglês para tecnologia financeira) refere-se à inovação tecnológica nos serviços financeiros, independentemente da natureza ou dimensão do prestador de serviços.

As alterações produzidas nos modelos de negócio e na forma de acesso aos serviços financeiros, o cada vez mais rápido desenvolvimento de novas tecnologias e o surgimento de projetos disruptivos na indústria financeira, trouxeram novos desafios para reguladores e supervisores.

As tecnologias e serviços FinTech apresentam potenciais oportunidades para o setor dos serviços financeiros, mas também, riscos específicos, dada a sua complexidade, sofisticação, volume de dados que geram e processam e pelo facto de serem disponibilizados através da internet. 

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), enquanto entidade reguladora e de supervisão, tem como missão assegurar a estabilidade do sistema financeiro, identificar e prevenir riscos, promover a proteção dos investidores, contribuindo desta forma para o desenvolvimento do mercado de capitais

Paralelamente, a CMVM, enquanto autoridade que integra o Sistema Europeu de Supervisores Financeiros, pretende orientar a sua atividade nos princípios de neutralidade tecnológica, proporcionalidade e promoção da integridade do mercado delineados pela Comissão Europeia (CE).

 

Através deste espaço informativo pretende-se:

  • Facilitar o diálogo com os promotores de novos projetos que envolvam tecnologia financeira, no âmbito das competências da CMVM;
  • Esclarecer os promotores sobre o enquadramento regulatório de novos projetos e iniciativas.