Versão Portuguesa Português | English Version English

CMVM

>> Menu Principal: Estatísticas: Contra Ordenações  

>> Menu Principal: Estatísticas: Contra Ordenações

Contra Ordenações

4º Trimestre 2009

Podem existir variações dos números de processos nas diferentes áreas temáticas em consequência de reclassificações efectuadas em funções de alterações do objecto dos processos

No 4º trimestre de 2009 a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) proferiu decisão em 13 processos de contra-ordenação, dos quais sete incidiram sobre a violação dos deveres de informação, quatro sobre o exercício da actividade de intermediação financeira e dois sobre a actuação dos organismos de investimento colectivo.

 

Das decisões tomadas, oito foram contra-ordenações muito graves, quatro graves e uma menos grave, tendo sido aplicadas seis coimas no valor total de 295.000 euros e sete admoestações.

 

No mesmo período, a CMVM instaurou 24 novos processos de contra-ordenação, 13 pelo não cumprimento dos deveres de informação, seis por violação dos deveres de informação, quatro referentes à actuação dos organismos de investimento colectivo e um por violação dos deveres de negociação em mercado.

 

Em 2009 a CMVM proferiu decisão em 43 processos de contra-ordenação e instaurou 41 processos de contra-ordenação.

 

No final de 2009 encontravam-se em curso na CMVM 49 processos de contra-ordenação, 17 por violação dos deveres de informação, 15 respeitantes ao exercício da actividade de intermediação financeira, nove relativos aos deveres de negociação em mercado e oito sobre a actuação dos organismos de investimento colectivo.

 

Nos tribunais encontravam-se a decorrer 29 processos de contra-ordenação relativos à impugnação de decisões da CMVM, dos quais mais de metade (22) respeitam à violação de deveres de informação.

 

Note-se que o valor das coimas aplicadas pela CMVM reverte a favor do Sistema de Indemnização aos Investidores.

 

 

 

Mercado

Informação

Intermediação Financeira

Organismos de Investimento Colectivo

Total

 

Desde 1 de Janeiro

No 4º Trim.

Desde 1 de Janeiro

No 4º Trim.

Desde 1 de Janeiro

No 4º Trim.

Desde 1 de Janeiro

No 4º Trim.

Desde 1 de Janeiro

No 4º Trim.

Na CMVM 

                   

Processos Transitados deTrimestres Anteriores

 -

8

-

12

14

6

40

Processos abertos 

6

1

22

13

8

6

5

4

41

24

Processos Investigados e não instaurados

0

0

5

1

1

1

0

0

6

2

Processos Decididos 

1

0

32

7

7

4

3

2

43

13

Processos em Curso

9

17

 -

15

-

8

-

49

Nos Tribunais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Processos Decididos 

0

0

1

0

3

3

1

0

5

3

Processos em Curso

-

2

 -

22

-

4

 -

1

29