. CMVM - Estatísticas - Recepção de Ordens

CMVM

>> Menu Principal: Estatísticas: Recepção de Ordens  

>> Menu Principal: Estatísticas: Recepção de Ordens

Recepção de Ordens

Outubro 2009

O valor das ordens recebidas pelos intermediários financeiros registados na CMVM aumentou 4,2% em Outubro de 2009 para 10,3 mil milhões de euros, apesar do número de ordens ter diminuído 1,6% de 406.394 em Setembro para 400.003 em Outubro. Nos primeiros 10 meses de 2009, o valor das ordens foi de 87,3 mil milhões de euros, o que representa uma redução de 30% face ao valor das ordens recebidas pelos intermediários financeiros no mesmo período de 2008.

 

Embora o valor das ordens sobre acções tenha caído 2,4% em Outubro, este é o instrumento financeiro que continua a ter o maior peso no valor total das ordens (63,5%). Porém, o valor das ordens sobre dívida pública foi o que mais aumentou entre os diversos tipos de instrumentos financeiros (79% em Outubro).

 

O BES Investimento (16,3%), o BPI (15,2%) e o BCP (8,9%) tiveram as maiores quotas de mercado do valor de ordens recebidas sobre acções em Outubro. Os três intermediários financeiros aumentaram as respectivas quotas nesse mês. No segmento de dívida, o BES continua a liderar o mercado: as suas ordens representaram 51% do valor total de ordens recebidas em Outubro. A Intermoney Portugal SFC (28,4%) e o BES Investimento (6,2%) ocuparam a segunda e a terceira posição nas quotas de mercado das ordens recebidas sobre dívida no mês de Outubro.

 

O valor das ordens recebidas sobre instrumentos financeiros derivados diminuiu 36,4% em Outubro face ao mês anterior. Os futuros, que representaram 37,9% desse valor, foram os principais responsáveis por essa diminuição: o valor das ordens recebidas sobre esse tipo de instrumento desceu 61% no mês. O valor das ordens recebidas sobre CFD reduziu-se em 26% em Outubro.

 

O valor das ordens sobre instrumentos financeiros nos mercados nacionais diminuiu 3% para 3,6 mil milhões de euros em Outubro, quando o valor das ordens sobres instrumentos financeiros nos mercados internacionais permaneceu nos 2,6 mil milhões de euros. Estados Unidos da América, Espanha e França foram os principais destinos das ordens sobre acções internacionais, enquanto Luxemburgo e Reino Unido são os mercados internacionais principais no segmento de dívida.

 

Nos primeiros 10 meses de 2009, o valor das ordens recebidas de residentes desceu 31% para 49,2 mil milhões de euros face ao mesmo período de 2008, uma queda inferior à sofrida de 29% do valor das ordens recebidas de não residentes por intermediários financeiros registados na CMVM.